A Diocese

• Periferia: Receberá Peregrinos para a Semana Missionária
    • Centro: Receberá Peregrinos para a JMJ Rio 2013
    • São João de Meriti: Receberá Peregrinos para a JMJ Rio 2013
  • 2 Cidades (Duque de Caxias e São João de Meriti)
  • 18 Padres Diocesanos; 19 Religiosos; 3 Padres Fidei Donum
  • 14 Diáconos Permanentes
  • 499.411 Km² de área
  • 1.314.402 habitantes

A Diocese de Duque de Caxias foi criada em 11 de outubro de 1980, pela Bula Qui Divino Concilio, do Papa João Paulo II e teve, como primeiro bispo, Dom Mauro Morelli. A diocese foi desmembrada das Dioceses de Petrópolis (munícipio de Duque de Caxias) e Nova Iguaçu (munícipio de São João de Meriti). Dom Tarcisio Nascentes dos Santos é o terceiro bispo diocesano, ele sucedeu Dom José Francisco Rezende Dias, hoje arcebispo metropolitano de Niterói.

A Diocese de Duque de Caxias pertence à província do Rio de Janeiro, que tem como sede metropolitana a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, cujo o arcebispo é Dom Orani João Tempesta, O. Cist..

Padroeiros

A diocese tem como padroeira a Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora do Pilar. Santo Antônio de Pádua é o patrono da cidade de Duque de Caxias e a cidade de São João de Meriti está sob a proteção do padroeiro que lhe nomeia: São João, o Batista.

Catedral

A Catedral Diocesana é dedicada a Santo Antônio e esta localizada no Centro da cidade de Duque de Caxias.