Sempre é Pedro! Recordando a Visita Ad Limina de 2010

Nas redes sociais a quinta-feira é dia utilizado para recordação, seja de uma memória recente  ou de algo que aconteceu há mais tempo, o famoso #tbt. Um termo em inglês que significa Throwback Thursday ou, traduzindo de maneira livre, quinta-feira do retorno.

Então, aproveitando que estamos em meio a Visita Ad Limina Apostolorum dos bispos do Regional Leste 1 – CNBB ao Santo Padre, o Papa Francisco e aos diversos organismos da Santa Sé, e também o fato de estarmos numa quinta-feira, vamos recordar a última Visita Ad Limina realizada pelos do Regional, no ano de 2010. Na ocasião o Papa Emérito Bento XVI era o guardião do Trono de Pedro e recebeu o episcopado do Estado do Rio de Janeiro em Castel Gandolfo, a antiga residência apostólica de verão.

“Levai a minha saudação afetuosa aos vossos jovens e respectivos animadores sacerdotais, religiosos e laicais. Ergam o olhar para a Imaculada Conceição, Nossa Senhora Aparecida, a cuja proteção vos entrego, e de coração concedo-vos, extensiva a todos os vossos fiéis diocesanos” disse o pontífice na ocasião, saudando a delegação do Regional Leste 1 que era conduzida pelo seu Presidente, o saudoso Dom Rafael Llano Cifuentes. Clicando aqui você tem acesso ao discurso do Papa Emérito Bento XVI, na íntegra.

Hoje, 12 anos depois, Dom José Francisco Rezende Dias, arcebispo de Niterói é o Presidente do Regional Leste 1 e o episcopado fluminense encontra-se novamente no limiar dos apóstolos, renovando a comunhão com a Igreja e com o Papa Francisco, o sucessor de Pedro. Como bom mineiro, Dom José sempre nos recorda Adélia Prado e é ela quem nos ajuda a entender a importância de manter viva sempre em nós as recordações do passado e aí um simples #tbt ganha todo um sentindo, diz a poetisa: “o que a memória amou fica eterno”. Assim seja, amém.