Nota de Pesar pelo falecimento de S.S. Papa Emérito Bento XVI

Com profundo pesar, mas firmes na esperança da ressurreição recebemos a notícia do falecimento do Santo Padre, o Papa Emérito Bento XVI, na manhã deste sábado, 31 de dezembro de 2022.

A pedido do Papa Francisco, nos últimos dias a Igreja se encontrava em vigília de oração pela vida do Papa Emérito que sofreu um acentuado declínio no seu estado de saúde. Ele que nos últimos 10 anos viveu em espírito de oração, pela Igreja e pelo mundo, contava agora, como sempre contou, com as nossas súplicas e o nosso amor filial.

Ao partir para a eternidade aos 95 anos, o Papa Emérito nos deixa uma vastíssima e valiosa coletânea de ensinamentos, mas também nos deixa o exemplo de quem viveu a sua vida inteira com uma fé firme e enraizada no encontro não com uma ideia, mas com uma pessoa: Jesus Cristo. Agora parte em segurança, como sempre confiou – “Estou diante do último trecho do caminho da minha vida e não sei o que me espera. Sei, porém, que a luz de Deus existe, que Ele ressuscitou, que a sua luz é mais forte que qualquer escuridão e isso me ajuda a continuar com segurança”.

Convido a todos os fiéis de nossa Igreja Diocesana a acompanharem com fé e devoção as celebrações exequiais pelos meios de comunicação. A partir do dia 02 de janeiro de 2023 o corpo do Papa Emérito estará na Basílica de São Pedro e na próxima quinta-feira, 05 de janeiro, às 5h30 no Brasil, o Papa Francisco presidirá a Santa Missa de Corpo Presente na Praça São Pedro no Vaticano.

Em unidade,

Dom Tarcisio Nascentes dos Santos
Bispo de Duque de Caxias (RJ)