Relíquia de São Francisco de Assis em peregrinação pela Diocese

A Festa da Apresentação do Senhor marcou a recepção da relíquia e imagem de São Francisco de Assis, na Catedral de Santo Antônio. A peregrinação da relíquia pela Diocese de Duque de Caxias, teve início no último dia 31 de janeiro, na Fraternidade Santa Clara de Assis, em Jardim Primavera, que fez a transmissão da guarda do relicário, no último dia 2, para a Fraternidade Santo Antônio.

A segunda etapa da peregrinação foi realizada no território da Paróquia Santo Antônio. A relíquia e imagem também foram recepcionadas com festa pela Pia União de Santo Antônio, de inspiração franciscana, Apostolado da Oração e pela União Mariana que honraram o relicário com seus pavilhões, além da presença de grupos e pastorais e fiéis devotos de São Francisco de Assis.

Na celebração eucarística, Dom Tarcísio Nascentes dos Santos, bispo diocesano, destacou, em sua homilia, a importância da peregrinação e destacou que a chegada da relíquia de São Francisco de Assis é motivo de grande alegria para a Ordem Franciscana Secular, que celebra seu oitavo centenário da Ordem Franciscana Secular (OFS), para toda a Família Franciscana e para a Diocese de Duque de Caxias:

“A Ordem Franciscana Secular está em festa pelas comemorações de seus 800 anos e a inédita peregrinação pelas fraternidades franciscanas seculares de todo o Brasil é motivo de júbilo para os franciscanos seculares, para a Família Franciscana e também para a nossa diocese que recebe as santas relíquias de São Francisco de Assis, o Santo da Paz e do Bem” – destacou.

Após a celebração, a relíquia ficou exposta para a veneração de um grupo grande de fiéis, que demonstraram o amor e devoção pelo Santo de Assis, conhecido pela sua humildade e simplicidade no seguimento do Evangelho, no amor aos pobres e sofredores, pelo desejo de construir a fraternidade universal e profundo respeito pela obra da Criação.

“A recepção da relíquia é uma forma afetiva de nos aproximarmos de Francisco de Assis e vivenciar o Santo Evangelho, tendo como inspiração esse grande santo da Igreja, que levou a paz e o bem ao mundo, cuja mensagem ecoa há 800 anos” – destacou Isabel Galdino, ministra da Fraternidade Santo Antônio.

O relicário percorreu diversos locais como o Colégio Santo Antônio, Paróquia São Sebastião do Gramacho, Cúria Diocesana de Duque de Caxias, Paróquia Santa Teresinha Comunidade Católica São Francisco de Assis, da Paróquia Imaculada Conceição, Colégio São Francisco, Comunidade Católica São Francisco de Assis, no Complexo da Mangueirinha, território da Quase Paróquia Sagrada Família, além de visitar pessoas em situação de rua e os irmãos idosos e enfermos da Fraternidade Santo Antônio e da Fraternidade das Irmãs Franciscanas de Dillingen.

A relíquia de 1º grau é um pequeno fragmento de osso do fêmur de São Francisco de Assis e foi ofertada pela Cúria Geral dos Frades Menores Conventuais, vindo da basílica construída em louvor ao santo, em Assis, na Itália. A imagem que acompanha a relíquia num oratório de madeira rústica é uma das mais antigas existentes no mundo retratando o santo de Assis, e foi presenteada pela Cúria Geral dos Frades Menores Capuchinhos.

A peregrinação teve início em 2015, mas com a pandemia, a peregrinação foi temporariamente suspensa, retornando em março de 2022 e será concluída em abril de 2023, ocasião em que a Ordem Franciscana Secular do Brasil comemorará, no Canindé (CE), os 800 anos da OFS.

O evento é organizada pelo Conselho Internacional da Ordem Franciscana Secular (CIOFS) e faz parte das comemorações do Jubileu de 800 anos da Regra e Vida da OFS, que foi aprovada pelo Papa Gregório IX, em 20 de maio de 1221, com a bula “Memoriale Propositi”, marco inicial da OFS, a última das três Ordens fundadas por São Francisco de Assis.

A terceira e última etapa da peregrinação na Diocese de Duque de Caxias será na Fraternidade de São João de Meriti, na Igreja da Matriz, no Centro de São João de Meriti, de 4 a 7 de fevereiro. Na sequência, a relíquia e imagem seguem para a Diocese de Nova Iguaçu.

Veja abaixo imagens da peregrinação da Relíquia de São Francisco de Assis: