Setor Juventude promove encontro com coordenadores e assessores de Grupos Jovens

0
917

No último sábado, 11 de março, o Setor Juventude da Diocese de Duque de Caxias promoveu um encontro de coordenadores de grupos de jovens e assessores adultos na Cúria Diocesana. O evento reuniu representantes de 15 paróquias da Diocese para discutir as forças e desafios enfrentados pelos jovens em suas comunidades.

O encontro foi dividido em grupos de discussão, onde os participantes puderam compartilhar suas experiências e opiniões sobre os temas mais recorrentes na atuação dos grupos de jovens. Entre eles, destacaram-se o desafio pós-pandemia, a espiritualidade, o mundo digital, a acolhida por parte das comunidades, os desafios de convivência com outras denominações religiosas, a continuidade dos grupos e a atuação juvenil.

Um dos assuntos mais abordados pelos coordenadores foi a dificuldade de manter a frequência dos jovens nos grupos durante a pandemia e a necessidade de adaptar as atividades para o ambiente digital. Além disso, muitos relataram a importância de incentivar a espiritualidade e o acolhimento dos jovens nas comunidades, bem como a importância de fortalecer as relações entre os grupos e de promover a convivência saudável com outras religiões.

Padre Alcindo Martins Milena, responsável pelo Setor Juventude na Diocese de Duque de Caxias, em sua fala destacou a importância da nucleação e continuidade dos grupos, marcar presença nos conselhos (CPP e CPC), proximidade (ser próximo), espiritualidade, missão, importância das assessorias, legado aob futuro e prioridade pastoral em nossa Diocese – “creio que seja oportuno sempre valorizar os jovens e os grupos existentes, como também inserí-los nas comunidades e pastorais. Acolher a juventude deve ser uma característica de nossa Igreja Diocesana, já que temos as juventudes como prioridade pastoral em nossa Diocese. Ressalto ainda que é gratificante ver o empenho e garra da juventude. Bom sempre valorizar sua presença e testemunho”, disse o padre.

O encontro foi uma oportunidade valiosa para que os coordenadores de grupos de jovens pudessem compartilhar suas experiências e aprendizados, e para que pudessem se fortalecer e se inspirar mutuamente. Foi um momento importante de reflexão e diálogo sobre os desafios enfrentados pelos jovens e sobre a importância do trabalho dos grupos na promoção da espiritualidade, da convivência e do engajamento juvenil nas comunidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui