Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar é reaberta após conclusão da primeira fase de restauro em Duque de Caxias (RJ)

Um dos ícones do Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, foi oficialmente reaberta para os fiéis e visitantes nesta sexta-feira (11/8), em um evento que contou com a presença de diversas autoridades, como o bispo de Duque de Caxias, Dom Tarcisio Nascentes dos Santos; o Conselheiro Geral da Congregação do Imaculado Coração de Maria, Padre Márcio Flávio Martins; o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Eduardo Moreira; o Superintendente do Iphan no Rio de Janeiro, Paulo Eduardo Vidal; o prefeito de Duque de Caxias, Wilson Miguel; e o Deputado Federal Áureo Ribeiro, que viabilizou recursos por meio de sua atuação parlamentar para as obras de restauração.

Este evento marca a conclusão da primeira fase das obras no templo, que havia sido interditado para o culto desde 2014. Naquele ano, após o desabamento dos andaimes que sustentavam os altares laterais, a igreja foi fechada por meio de um Decreto Diocesano. Essa medida visava garantir tanto a conservação do templo quanto a segurança dos fiéis.

No dia anterior à reabertura oficial, Dom Tarcisio reuniu-se com a comunidade local e o clero da Diocese para celebrar a santa missa na igreja histórica depois de quase dez anos sem culto no local, proporcionando aos fiéis um momento de oração e reencontro com o seu lugar de celebração.

“Depois de um caminho de restauração na primeira fase, ela (a igreja) retorna agora aberta para o culto. A Igreja do Pilar marca a piedade e a devoção à Nossa Senhora do Pilar na nossa Baixada Fluminense, e a comunidade aguardava com o coração ardente a possibilidade de reabrir este templo. Eu quero expressar uma imensa gratidão a todos que se empenharam e continuarão a se empenhar para que possamos sempre, com o apoio de cada um, ter recursos para assegurar os cuidados com este belo templo tombado pelo Patrimônio Histórico. Que Deus nos abençoe a todos e nos fortaleça nesse empenho em favor destes bens culturais e artísticos, e no empenho de assegurar ao nosso povo o direito de viver o seu culto cristão, a sua devoção e as suas celebrações no seio de uma bela igreja, que espero que possa continuar no processo de restauração. Que Deus abençoe a todos!”, disse Dom Tarcisio.

A história da igreja

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar acumula mais de 300 anos de história. Nesse tempo, testemunhou o crescimento da cidade ao seu redor. A edificação remonta aos primórdios da ocupação da Baixada Fluminense. A região era um importante polo comercial do período colonial: ponto de chegada de um dos caminhos do ouro vindos de Minas Gerais para serem escoados pelo Porto do Pilar.

“Este templo de Nossa Senhora do Pilar foi construído a partir de 1696 e provavelmente finalizado em 1726. Concluímos assim que a igreja está prestes a completar 300 anos. Podemos afirmar que a iconografia, o título de Nossa Senhora do Pilar, faz desta a primeira igreja com este título no Rio de Janeiro. E vale lembrar que este local já era um ponto de referência para a coroa portuguesa, um ponto de interesse, tanto que aqui eram registrados todos os nascimentos, casamentos e óbitos. Era o centro administrativo e social deste território, que nasceu em 1612, embora não este templo. Portanto, podemos dizer que a Igreja Católica começou a ocupar este território há 411 anos, mas a igreja atual, aquela que estamos felizmente entregando após a conclusão da primeira fase de restauração, está prestes a completar 300 anos. Assim, aguardamos uma grande celebração para marcar esses 300 anos!”, disse a historiadora e restauradora Elaine Gusmão, que é membro da Comissão Diocesana para os Bens Culturais e Artes Sacras.

Veja mais imagens da Solenidade de Reabertura da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar:

Imagens: Adielson Agrelos – DDCX Ascom