Emoção e devoção na celebração da santa missa em honra a São Lourenço, padroeiro dos Diáconos Permanentes

Na última quinta-feira, 10 de agosto, a Catedral de Santo Antônio recebeu a santa missa em honra a São Lourenço, padroeiro dos diáconos permanentes. A cerimônia foi presidida por Dom Tarcisio Nascentes, bispo de Duque de Caxias, e contou com a participação dos diáconos permanentes da Diocese e suas famílias. O evento ganhou um toque especial com a presença do Diácono Lino Jorge da Conceição, que se encontra afastado do serviço pastoral devido a questões de saúde há alguns anos.

A celebração religiosa reuniu os fiéis que se uniram para louvar e agradecer a São Lourenço, um exemplo de dedicação e serviço à Igreja. Os diáconos permanentes, homens que assumiram o compromisso de servir à comunidade cristã por toda a vida, destacaram-se, ressaltando a importância do ministério diaconal na vida da Igreja e da sociedade.

Dom Tarcisio Nascentes, em sua homilia, destacou a relevância de São Lourenço como modelo de generosidade e amor ao próximo, características inerentes ao papel dos diáconos permanentes na sociedade contemporânea. E tudo isso encontra lugar na vida e ministério do nosso Diácono Lino.

“A presença do Diácono Lino Jorge da Conceição, após anos de afastamento devido a problemas de saúde, podendo participar da celebração. Sua presença emocionou não apenas seus colegas diáconos e familiares, mas também todos os presentes na catedral. Diácono Lino, que dedicou e dedica a sua vida ao serviço pastoral, encontra-se impossibilitado de continuar ativamente o seu serviço pastoral devido a sua condição de saúde. Mas tê-lo presente neste momento e poder saudá-lo por seu testemunho de fé e superação e muito importante e significativo para todos nós”, disse o bispo.

Também estiveram presentes na celebração da santa missa em honra a São Lourenço os seminaristas Ronaldo Caetano e Sérgio Destefani. Ambos concluíram os estudos teológicos e atualmente residem em paróquias, realizando a etapa da síntese vocacional. Aguardam a ordenação diaconal, que os encaminhará ao sacerdócio ministerial, fortalecendo a missão da Igreja. A presença desses jovens na cerimônia simboliza a continuidade da vocação e o compromisso com o serviço à comunidade cristã.

Confira mais imagens da missa do padroeiro dos Diáconos Permanentes:

Imagens: Adielson Agrelos – DDCX Ascom