A Diocese de Duque de Caxias está se preparando para uma série de celebrações de despedida do seu primeiro bispo, Dom Mauro Morelli, que faleceu nesta segunda-feira, 09 de outubro. O religioso, que dedicou sua vida ao serviço do povo de Deus, principalmente dos que estavam à margem da sociedade, deixou uma marca indelével na região e será lembrado com grande reverência.
A previsão para a chegada do corpo de Dom Mauro Morelli, que será transladado da cidade de Belo Horizonte, está marcada para as 9h desta terça-feira, 10 de outubro de 2023, na Catedral de Santo Antônio, localizada na Avenida Gov. Leonel de Moura Brizola, número 1.861, no coração de Duque de Caxias, RJ. Este será um momento de grande comoção e reflexão para todos que tiveram a honra de conhecer e conviver com Dom Mauro.
As celebrações de exéquias, em homenagem ao bispo, serão realizadas ao longo do dia. As Missas de Exéquias estão programadas para ocorrer a cada duas horas, começando às 10h, seguidas por cerimônias às 12h e 14h. A missa solene acontecerá às 16h e será seguida pelo sepultamento na Cripta da Catedral.
O Padre Renato Gentile, pároco da catedral fez um pedido especial aos membros do clero que planejam participar das missas exequiais. Ele solicitou que todos usem paramentos na cor roxa, um gesto simbólico que representa luto e respeito ao bispo que dedicou sua vida à fé e à nossa Igreja Diocesana.
Além das celebrações formais, a missa da comunidade, que normalmente ocorre às 7h da manhã, permanecerá inalterada. Essa missa proporcionará à comunidade local a oportunidade de se reunir, rezar e compartilhar lembranças de Dom Mauro Morelli.
A Diocese de Duque de Caxias se despede de seu estimado primeiro bispo com tristeza, mas também com gratidão pela vida de serviço e dedicação que Dom Mauro prestou ao povo de Deus. As celebrações de exéquias oferecerão um momento de reflexão e reconhecimento pelo impacto profundo que ele teve na vida de muitos.