Padre Patrick da Silva Brandão, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima no Jardim 25 de Agosto, em Duque de Caxias, recebeu o título de Doutor em Sagrada Teologia com especialização em Liturgia Pastoral pelo Instituto de Liturgia Pastoral da Abadia de Santa Justina, em Padova, que é incorporado à Faculdade de Sagrada Teologia do Pontifício Ateneu Santo Anselmo de Roma.
Aprovado com a distinção ‘Summa cum Laude,’ ou seja, com as mais altas honras, em reconhecimento por obter a qualificação máxima possível em uma titulação universitária, o novo doutor defendeu a tese ‘«Ubi floret spiritus» – A corresponsabilidade dos ministérios batismais: Relação entre ministérios do serviço litúrgico, do anúncio e da comunhão eclesial na Igreja no Brasil.’ Ele teve como orientador o Prof. Padre Gianni Cavagnoli e, na banca avaliadora, os professores Prof. Padre Paolo Tomatis e o monge beneditino e presidente da ASL – Associação dos Liturgistas do Brasil, dom Jeronimo Pereira Silva, que participou de forma remota diretamente do Brasil, além do Prof. Padre Loris della Pietra, diretor do Instituto de Liturgia Pastoral.
Padre Patrick, que defendeu sua tese presencialmente em Padova, não se sentiu longe de casa, pois também estava entre amigos. Diversos missionários que viveram e contribuíram para nossa Diocese de Duque de Caxias estiveram presentes, manifestando alegria e muita emoção neste belo momento. Entre eles, destacamos os padres Armando Cellere, Francisco Frigo, Fernando Fiscon e Massimo Valente.
Dom Tarcisio Nascentes, bispo de Duque de Caxias, congratulou o presbítero-doutor, “Recordo a disponibilidade do Padre Patrick, que sempre demonstrou ter com nossa Igreja Diocesana, quando aceitou a proposta da equipe formativa de iniciar os estudos de especialização ainda como seminarista, vivendo o tempo da síntese pastoral e aguardando sua ordenação diaconal. Concluída essa etapa, que se iniciou há 7 anos, parabenizamos o Padre Patrick na certeza de que é hora de seguir adiante, contribuindo ainda mais com a formação de nosso povo e colaborando com nosso clero. Aproveito, mais uma vez, para agradecer à Diocese de Padova, que, por meio do seu Centro Missionário, generosamente possibilitou esse importante empreendimento para nossa Diocese, especialmente ao Padre Francisco Frigo, que desde o primeiro momento acolheu Padre Patrick em sua casa e em sua paróquia, demonstrando que nossas Igrejas seguem unidas nos laços fraternos que nos envolvem. Deus lhes pague!”