Construindo uma Igreja Sinodal: VIII Congresso Diocesano de Catequese

Nos dias 6 e 7 de julho de 2024, a Diocese de Duque de Caxias celebrará o VIII Congresso Diocesano de Catequese, um evento marcante que reunirá catequistas de toda as regiões pastorais na Catedral de Santo Antônio. Com o tema “A catequese a serviço de uma Igreja sinodal”, o congresso promete ser um espaço de reflexão, aprendizado e fortalecimento dos laços comunitários.

A programação do primeiro dia, dedicado a todos os catequistas, começará às 7h com o credenciamento e café. Às 8h, os participantes serão acolhidos com uma sessão de animação e oração, seguida de uma palestra do Frei João Reinert, OFM, sobre o papel da catequese em uma Igreja sinodal. Após um intervalo animado, às 11h, a irmã Sueli Pereira falará sobre o ministério do catequista. O dia continuará com uma sessão de oração ao meio-dia, seguida de um almoço às 12h30. À tarde, serão realizadas oficinas a partir das 13h30 e, às 15h, os assessores e o Bispo Diocesano, Dom Tarcisio Nascentes, compartilharão suas palavras. O dia encerrará com uma missa às 16h, celebrada pelas três regiões pastorais na Catedral.

No dia 7 de julho, das 7h30 às 11h, a programação será destinada a todos os coordenadores da catequese, proporcionando um espaço para discussões e planejamento de futuras iniciativas.

O VIII Congresso Diocesano de Catequese reflete a dedicação contínua da Diocese de Duque de Caxias em promover uma catequese participativa e comprometida com a missão de uma Igreja sinodal. O evento é uma oportunidade única para os catequistas se conectarem, aprenderem e renovarem seu compromisso com a comunidade.