Diocese promove a Romaria do Pilar 2024 com programação especial e incentivo à solidariedade

A Romaria do Pilar 2024, organizada pela Diocese de Duque de Caxias, ocorrerá no dia 12 de outubro, às 7h30, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, localizada na Rua Toscana, em Duque de Caxias, RJ. O evento, que se insere nas celebrações do Jubileu de 2025, reúne fiéis de diversas paróquias em um momento de fé, devoção e caminhada espiritual ao lado de Maria, a peregrina da esperança.

Sacochilas solidárias para custear a Romaria

Como parte das ações de apoio à Romaria, a Diocese lançou a campanha “Ajude a Romaria”, na qual os fiéis podem adquirir sacochilas personalizadas com a imagem da Igreja do Pilar por R$ 20,00. A venda das sacochilas tem como objetivo ajudar a custear os custos do evento, incentivando a comunidade a participar de forma ativa e solidária. Os interessados podem fazer suas encomendas nas secretarias das paróquias até o dia 13 de setembro.

Dicas para uma boa participação na Romaria

Para garantir que os peregrinos desfrutem ao máximo da Romaria, a Diocese divulgou algumas orientações importantes:

• Alimentação e cuidados pessoais: É aconselhável que os participantes se alimentem bem antes do evento e não estejam em jejum. Também é importante lembrar de tomar os medicamentos necessários.
  • Sustentabilidade: A Diocese incentiva os fiéis a levarem seus próprios copos ou garrafas plásticas reutilizáveis, pois haverá pontos de distribuição de água disponíveis.
  • Proteção contra o sol: Recomenda-se o uso de sombrinhas, chapéus ou bonés, além do protetor solar, para proteção durante a caminhada.
  • Participação em grupo: Aqueles que desejam ir a pé devem acompanhar o grupo de sua paróquia, promovendo o espírito de unidade.
  • Carona solidária: Os motoristas são incentivados a oferecer carona àqueles que enfrentam dificuldades de transporte, promovendo a solidariedade.
  • Estacionamento: Para evitar congestionamentos, a orientação é estacionar em locais afastados da igreja, facilitando a saída dos veículos.
  • Permanência após a missa: Após a celebração, os peregrinos são convidados a permanecer no local para visitar as barracas da Diocese.
  • Prioridade aos mais vulneráveis: As cadeiras disponíveis no local são prioritárias para idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

Contribua com a Romaria

Além da compra das sacochilas, a comunidade também pode contribuir com doações financeiras para custear a Romaria através do PIX: mitrafinanceiro2013@gmail.com. Esse apoio é fundamental para a continuidade das atividades religiosas e sociais da Diocese.

Com o lema “Com Maria, peregrina da esperança, caminhando juntos na missão, rumo ao Jubileu”, a Romaria do Pilar 2024 busca fortalecer a fé da comunidade, incentivando a participação coletiva e a vivência da solidariedade cristã.