“A Igreja de Santa Maria Maior é um grande sinal de fé”, afirma Dom José Ubiratan

Diante da imagem de Nossa Senhora Rainha da Paz e do Ícone de Nossa Senhora Saúde do Povo Romano, aconteceu a Santa Missa com os bispos fluminenses, na tarde de 6 de outubro. Neste penúltimo dia da Visita Ad Limina Apostolorum, o episcopado reuniu-se em oração na Basílica Papal de Santa Maria Maior, em Roma.

Dom José Ubiratan Lopes, OFM. CAP, Bispo de Itaguaí, presidente da cerimônia, explicou que é praxe de toda Visita Ad Limina os bispos celebrarem nas quatro maiores basílicas de Roma, as basílicas papais. “Iniciamos no túmulo de São Pedro, depois fomos a Catedral de Roma, a Basílica de São João do Latrão, hoje na Igreja de Santa Maria Maior e concluiremos na Basílica de São Paulo fora dos muros”, informou.

– Esta Igreja tem um significado muito grande, pois foi a primeira construída do ocidente para comemorar o dogma da Maternidade Divina. No ano de 1431 ocorreu o Concílio de Éfeso onde os bispos reunidos declararam o dogma da Maternidade Divina de Maria. Ela é verdadeiramente a Mãe de Deus, é Mãe de Jesus Cristo enquanto homem e enquanto Deus. Então, para celebrar este Concílio, foi declarado o Dogma da Maternidade Divina e construiu-se a Igreja de Santa Maria Maior – explicou.

Prosseguindo, Dom José Ubiratan afirmou que “Igreja de Santa Maria Maior é um grande sinal de fé”. “Ali está também um quadro, uma pintura muito antiga, considerada o primeiro Ícone de Nossa Senhora aqui em Roma. Então é venerada aqui nesta igreja a primeira imagem de Nossa Senhora conhecida em Roma, já há séculos atrás”, enfatizou.

Antes de despedir-se, o Bispo de Itaguaí, reforçou que tanto ele quanto todos os bispos ali reunidos rezaram na Igreja de Santa Maria Maior por todas as (arqui) dioceses do Estado e pelas pessoas que suplicaram as vossas orações.

Veja a reportagem de Luciana Martins e Paulo Junior para a Rede Vida sobre a Missa na Basílica de Santa Maria Maior:

Imagens e Vídeos: Luciana Martins e Paulo Junior (Rede Vida)

Colaboração: Grasiele Guimarães (Diocese de Nova Friburgo)