Após três anos, Romaria do Pilar voltou a ser celebrada presencialmente pelos fiéis da Baixada Fluminense

Milhares de católicos de diversas igrejas da Baixada Fluminense voltaram a participar nesta quarta-feira, 12 de outubro, Feriado de Nossa Senhora Aparecida, da tradicional Romaria do Pilar que chegou a sua 39ª edição. A última Romaria foi em 2019, passados três anos e já sem as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a celebração voltou a ser realizada de forma presencial junto à igreja histórica de Nossa Senhora do Pilar, em Duque de Caxias.

Muitos fiéis ainda mantém viva a tradição de caminhar até o local histórico. Para isso, saíram ainda de madrugada e, em clima de oração, percorreram as vias de Duque de Caxias, principalmente a Rodovia Washington Luís e a Avenida Governador Leonel de Moura Brizola (antiga Avenida Presidente Kennedy).

Carregada por mulheres das comunidades da Diocese, a imagem de Nossa Senhora do Pilar, confeccionada pelo artista Mário Sérgio da cidade de Conservatória, entrou em procissão às 7 horas sob o toque dos sinos da igreja histórica. Na sequência, a tradicional procissão das bandeiras e estandartes precedendo a entrada dos ministros, do clero e do bispo diocesano.

Neste ano Romaria propôs uma continuação da reflexão da Campanha da Fraternidade abordando o tema “Maria, Mãe Educadora, ensina-nos a caminhar juntos, servindo a Deus e aos irmãos, numa Igreja em saída”. Em sua homilia, Dom Tarcisio Nascentes, bispo de Duque de Caxias, exortou os fiéis a forma com que Nossa Senhora exerce o seu papel de educadora – “transmitindo os valores da fé, da verdade, da justiça, da fraternidade conforme a Palavra de Deus, fazendo da Casa de Nazaré, com São José, a primeira escola das virtudes humanas. Essencialmente integradas ao sentido maior da vontade do Senhor. Nossa Mãe das Graças nos apresente em sua eloquente humildade e fortaleza que a base da educação é uma família consistente. A fundamental escola das virtudes que formam o ser humano de maneira global, precisa estar alicerçada em Deus. A base da Educação é a família!”, disse o bispo.

Ao final da celebração, Dom Tarcisio convidou a todos para caminhar juntos no amor – “Depois de dois anos, Deus nos deu a graça retomar presencialmente a nossa Romaria do Pilar. 12 de outubro de 2022. Maria, Mãe Educadora, ela nos quer fazer caminhar juntos no serviço e no amor. Quer que caminhemos juntos para promover o Reino do seu Filho. Que Deus nos abençoe neste dia e a todo o nosso Brasil’, concluiu.

Igreja reaberta ao povo

Além da retomada da celebração, os fiéis tiveram mais um motivo para celebrar. Interditada desde agosto de 2014, quando os andaimes que sustentavam os altares laterais desabaram, a Igreja do Pilar, que é tombada desde a década de 30 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), passou por uma série de reformas na sua parte estrutural e foi reaberta ao povo para visitação.

“Desde dezembro de 2019, a Igreja de Nossa Senhora do Pilar encontrava-se em processo de restauração, que foi finalizado em agosto deste ano. Durante a Romaria, os fiéis puderam realizar uma visita roteirizada na parte interna do templo e na sacristia, que foi mediada por voluntários. Proporcionamos aos fiéis um belo reencontro com este tão importante Patrimônio Histórico, lugar em que a fé chegou por primeiro na Baixada Fluminense”, nos contou a historiadora Elaine Gusmão, membro da Comissão Diocesana para os Bens Culturais e Artes Sacras.

Igreja Nossa Senhora do Pilar

Localizada às margens do rio Pilar, possuía um porto que lhe garantiu grande importância durante o período da produção de ouro. Foi elevada à condição de paróquia em 1696. Todos os altares do templo eram esculpidos em madeira e pintados a ouro. A igreja conserva sua originalidade e é um dos primeiros bens tombados pelo IPHAN, no ano de 1938, com a chancela do poeta Carlos Drummond de Andrade. No ano de 2007, em resposta ao pedido de Dom José Francisco, segundo bispo da Diocese, a Congregação para o Culto Divino, no Vaticano, confirmou Nossa Senhora do Pilar como padroeira da Diocese de Duque de Caxias. Desde 2019, a Romaria do Pilar está registrada como Patrimônio Imaterial do Município de Duque de Caxias, sob o Decreto Municipal de nº7284, de 08 de maio de 2019 – BO nº 6690 de 10 de maio de 2019 – Livro das Celebrações. Registro Municipal, Nº0004 de 22 de maio de 2019.

Veja imagens da Romaria do Pilar 2022