Assembleia Diocesana de Pastoral 2023: Reflexão e Renovação

2016

No último sábado, dia 28 de outubro de 2023, a Diocese de Duque de Caxias reuniu-se na Catedral de Santo Antônio para realização da Assembleia Diocesana de Pastoral anual. O evento teve início com uma solene celebração da Santa Missa, presidida por Dom Tarcisio Nascentes, bispo diocesano. Este encontro teve um significado especial este ano, pois também serviu como um momento de lembrança e celebração da vida de Dom Mauro Morelli, o primeiro bispo diocesano, que faleceu no dia 09 de outubro e foi sepultado na cripta da Catedral de Santo Antônio, onde a assembleia aconteceu.

O dia foi estruturado de acordo com uma agenda que incluiu reflexões, discussões e momentos de oração, todos com o objetivo de renovar a missão da Igreja na Diocese de Duque de Caxias. A programação foi a seguinte:

• 8h – Missa: A liturgia da missa foi conduzida com a participação ativa dos representantes da  paróquias e do clero da Diocese, ressaltando a importância da espiritualidade na vida diocesana.
  • 9h30 – História e Memória (Dom Mauro Morelli): Foi um momento de recordar e celebrar a vida e o trabalho do primeiro bispo diocesano, destacando sua atuação tanto no contexto eclesial quanto no social. Foram abordadas as características particulares de sua presença pastoral, bem como os documentos e iniciativas que surgiram durante seu pastoreio.
  • 10h – “Reavivar a chama do dom de Deus…” (2 Timóteo 1,6): Ir. Lúcia Imaculada da Congregação Nossa Senhora de Belém conduziu uma reflexão espiritual, recordando o chamado à renovação e ao serviço na fé.
  • 10h45 – Horizontes (desafios e esperanças): Os representantes das paróquias participaram de reflexões em grupo, identificando e justificando três desafios na ação pastoral diocesana, bem como propondo encaminhamentos para o futuro com uma perspectiva de esperança.
  • Após o almoço, às 13h15, ocorreu o Plenário, no qual a assessoria, liderada por Ir. Lúcia e pela coordenação diocesana, apresentou suas considerações sobre as discussões do dia.
  • 14h45 – Passos do ‘caminhar juntos’: O planejamento para os próximos anos incluiu ações concretas para fortalecer a vida pastoral na diocese:
1º Semestre 2024: Voltar às bases com atividades, formação e reflexões em nível paroquial, envolvendo a comunidade, pastorais, movimentos e serviços, com o objetivo de motivar e envolver mais agentes pastorais e lideranças.
2º Semestre 2024: Realizar encontros fraternos em nível de Região Pastoral para fortalecer ainda mais a instância pastoral regional, em comunhão com a proposta do ‘caminhar juntos’.

A assembleia encerrou-se com um momento de oração de envio e a bênção, às 16h, fortalecendo o compromisso dos participantes com a missão da Igreja na Diocese de Duque de Caxias.

Este evento anual não apenas ofereceu um espaço para reflexão e renovação espiritual, mas também serviu como uma oportunidade para unir a comunidade diocesana e fortalecer seu compromisso com a missão cristã. A Diocese de Duque de Caxias espera avançar com entusiasmo e determinação no serviço à comunidade e na vivência do evangelho nos anos vindouros.