No último sábado, 12 de agosto, a Casa de Formação São Francisco, situada no bairro São Bento, recebeu um encontro de significativa importância em nossa vida diocesana. Coordenadores de pastorais, movimentos e organismos, bem como membros do clero da Diocese de Duque de Caxias, reuniram-se para participar do Conselho Diocesano de Pastoral.
A pauta da reunião revestiu-se de importantes temas para a Igreja Diocesana, com destaque para a discussão em torno do instrumento de trabalho para o Sínodo dos Bispos, conforme explanado pelo coordenador de pastoral, o Padre Alcindo (faça o download da apresentação aqui). O sínodo, primeira parte do documento, trouxe à tona reflexões profundas sobre a condução da Igreja nos tempos atuais e suas implicações nas ações pastorais cotidianas.
Além disso, um dos pontos centrais do encontro foi a apresentação da proposta para a construção da Assembleia Diocesana de 2023. Esta assembleia, que se configura como um evento de grande importância no calendário pastoral, terá como eixo norteador a provocante indagação: “Como caminhar de modo mais sinodal em nossa Igreja Diocesana?”.
A busca por uma maior sinodalidade na vivência religiosa e nas ações pastorais demonstra o comprometimento da Igreja Diocesana em fortalecer os laços entre seus membros, promovendo a participação ativa e consciente de todos os fiéis. Tal ênfase reforça a importância de um diálogo franco e aberto, em que as vozes de todos os membros sejam ouvidas e contribuam para o desenvolvimento de uma comunidade eclesial mais próxima, colaborativa e orientada pelos princípios da colegialidade.