Diocese de Duque de Caxias celebra a memória de Dom Mauro Morelli, primeiro bispo diocesano

A missa, marcada para às 19h, acontecerá na Catedral Santo Antônio, reunindo fiéis de diversas paróquias para homenagear o saudoso pastor que marcou profundamente a história da Igreja na Baixada Fluminense e a luta contra a fome no Brasil.

Nascido em 17 de setembro de 1935, em Avanhandava-SP, Dom Mauro Morelli foi ordenado sacerdote em 26 de abril de 1965 e, posteriormente, bispo em 25 de janeiro de 1975, adotando o lema episcopal “Vem, Senhor Jesus!”. Com espírito empreendedor e dinâmico, ele assumiu o governo da recém-criada Diocese de Duque de Caxias em 12 de julho de 1981, onde exerceu seu ministério episcopal até 12 de junho de 2005.

Além de seu zelo pastoral e das inúmeras iniciativas em prol da Diocese, Dom Mauro ficou nacionalmente conhecido por seu engajamento na luta contra a fome e a desnutrição materno-infantil. Sua dedicação a essas causas sociais o tornou uma referência no Brasil, impulsionando ações concretas que beneficiaram milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade, como o Programa Fome Zero.

Com a aproximação do primeiro aniversário de sua morte, a Diocese de Duque de Caxias orienta que todas as paróquias celebrem missas em sufrágio de sua alma entre os dias 17 de setembro, data de seu nascimento, e 9 de outubro, honrando sua memória e renovando a esperança na Vida eterna.

As comunidades são convidadas a participarem da celebração na Catedral Santo Antônio, como forma de reconhecimento e gratidão por tudo o que Dom Mauro Morelli fez pela Igreja e pela sociedade. A presença de representantes das paróquias e comunidades será um testemunho da relevância do legado deixado por este pastor incansável.

Dom Mauro Morelli permanece, na memória da Diocese, como um homem de fé inabalável e profundo compromisso com a justiça social, sendo lembrado como exemplo de caridade e serviço ao próximo.