No dia 13 de novembro de 2020, foi realizada a devolução de um par de capitéis, em madeira do Século XVIII, pertencentes ao retábulo de Sant’Ana Mestra da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar.
O Capitel é um elemento decorativo e estrutural, que está presente na extremidade superior de uma coluna, pilar ou de uma pilastra, e possui a função mecânica de transmitir os esforços para o fuste (parte da coluna entre o capitel e a base). Existe vários estilos de capitéis, no caso do par de capitéis do Retábulo de Sant’Ana Mestra, são do estilo compósito, que une elementos jônicos e coríntios, com suas volutas colocadas nos quatro cantos do ábaco, tornando o capitel simétrico aos dois eixos ortogonais às faces do ábaco e às duas diagonais. Com uso de folhas de acanto e ornato fitomorfo.
As obras haviam sido furtadas em 1974, juntamente com outros elementos decorativos. E foram devolvidas de forma espontânea, assim que foram identificados, reconhecidos e atribuídos a sua procedência pela Comissão Diocesana para os Bens Culturais e Artes Sacras da Diocese de Duque de Caxias.
Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938, a Igreja do Pilar teve grande parte dos seus bens furtados nas últimas décadas. Mas, desde 2016, graças ao empenho das autoridades competentes em colaboração com a Diocese, sete peças foram recuperadas, entre as quais a imagem de Betsabá, que pode ser vista no vídeo abaixo.