Diocese esteve presente em encontro de Liturgia no Estado do Tocantins

Entre os dias 23 a 26 de janeiro, aconteceu a 34ª Assembleia Anual da ASLI (Associação de Liturgistas do Brasil) em conjunto à 8ª Jornada Litúrgica em Palmas no estado de Tocantins. A Diocese de Duque de Caxias esteve presente com as participações do Padre José Saulo, vice-reitor do Seminário Diocesano e o Seminarista Roberto Sandoval.

“Eu e Padre José Saulo, participamos deste encontro por iniciativa própria e ao mesmo tempo para viver aquilo que a Igreja nos orienta: aproveitar parte do período das férias para estudar ou realizar alguma missão. Assim, queremos viver a dinâmica da formação permanente de forma prazerosa, como nos disse o Papa Francisco: “a formação inicial e a permanente são dois momentos de uma única realidade”, disse Roberto.

Ao longo da jornada foi trabalhada a temática da Celebração dos 60 anos da Constituição Sacrosanctum Concilium, Documento conciliar que trata sobre a Sagrada Liturgia. Lá, estiveram presentes e reunidas pessoas oriundas de todas as partes do Brasil, seja os liturgistas associados (como é o caso do Padre José Saulo) e aos interessados ao tema

“A relevância da temática certamente é oportuna para nosso crescimento pessoal e para os trabalhos pastorais a serem realizados em nossas comunidades”, concluiu Padre José Saulo.

Seminário Diocesano

O ano formativa de 2023 teve início no dia 30 de janeiro com o Retiro Canônico que foi pregado pelo Padre José Montezano. Nesta segunda-feira, 06 de fevereiro as aulas são retomadas na Universidade Católica de Petrópolis e, às 18h Dom Tarcisio Nascentes, bispo de Duque de Caxias, celebra a santa missa na Capela do Seminário Diocesano Santa Maria, acolhendo os novos seminaristas Bruno Bernardo e Roberto Sandoval.