Diocese marca presença no 11º Seminário de Comunicação Social

0
363

Entre os dias 11 e 13 de setembro, a Arquidiocese do Rio de Janeiro organizou a 11ª edição do Seminário de Comunicação Social, realizado no Centro de Estudos do Sumaré. O encontro reuniu 160 profissionais da comunicação eclesial de todo o Brasil, incluindo 40 participantes de forma online, para discutir o tema “Igreja, Casa de Vidro: Assessoria de Comunicação na Construção da Reputação e Identidade”.

A Diocese de Duque de Caxias esteve representada pelo Padre Daniel Felix e por leigos que atuam na Comunicação Institucional e Pastoral de nossa Igreja Particular que junto a outros comunicadores, tiveram a oportunidade de aprofundar as discussões sobre os desafios e oportunidades da comunicação na Igreja Católica.

O encontro foi aberto pelo cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, que destacou a importância da transparência e autenticidade na comunicação eclesial, especialmente no contexto das redes sociais, onde “a Igreja e todas as organizações estão expostas ao escrutínio público”. Dom Orani reforçou a necessidade de cuidar da imagem e reputação da Igreja, afirmando que, apesar dos desafios, é essencial também mostrar as “belezas de nossa Igreja”. Ele citou as palavras do Papa Francisco ao lembrar que a comunicação deve sempre ser um testemunho autêntico.

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, enviou uma mensagem em vídeo ressaltando o papel fundamental da comunicação na transmissão da verdade do Evangelho.

O seminário ofereceu uma série de conferências e oficinas que trataram de temas centrais para a comunicação da Igreja no contexto atual. O organizador, padre Arnaldo Rodrigues, assessor de comunicação da CNBB, destacou a relevância de fazer perguntas que dialoguem com as necessidades de cada época. Este ano, o foco foi a “Prevenção e gestão de crises: Garantindo a reputação e imagem institucional da Igreja Católica”, além de outros temas como o uso de novas ferramentas de Inteligência Artificial na comunicação e a gestão de identidade e marca.

Um dos destaques foi a participação da vice-diretora da Sala de Imprensa do Vaticano, Cristiane Murray, que compartilhou sua experiência em duas conferências. Ela abordou os desafios da comunicação do Papa Francisco e o trabalho da Sala de Imprensa da Santa Sé, ressaltando a importância de um relacionamento assertivo e transparente com os jornalistas do mundo todo.

Os participantes também tiveram a oportunidade de realizar visitas a instituições de comunicação no Rio de Janeiro, como a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, a Rádio Roquette Pinto, o Centro de Operação da Prefeitura do Rio de Janeiro, além de visitas ao Palácio Guanabara e ao Museu do Amanhã. O encontro contou ainda com a celebração diária da Santa Missa, reforçando a importância da espiritualidade na prática profissional dos comunicadores.

O Seminário foi encerrado com a entrega do Prêmio São Paulo VI de Comunicação à jornalista Maria Beltrão, da TV Globo, em reconhecimento à sua contribuição à comunicação no Brasil.

A participação da Diocese de Duque de Caxias neste importante encontro demonstra seu compromisso com a qualificação de sua equipe de comunicação e o contínuo aprimoramento das práticas de divulgação do Evangelho e dos valores da Igreja Católica.

Foto destacada: Alessandro Alves – Diocese de Apucarana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui