Diocese oferece ciclo de palestras para funcionários e funcionárias

Na manhã desta quinta-feira, 25 de maio, os funcionários e funcionárias da Cúria Diocesana de Duque de Caxias, da Ação Social Paulo VI (ASPAS), do Complexo São Bento e da Catedral de Santo Antônio participaram de um ciclo de duas palestras como parte de um protocolo interno para a formação contínua dos colaboradores, proposto pelo Economato Diocesano.

O objetivo principal dessas palestras, que compõem o primeiro ciclo do programa, foi abordar a importância da postura no ambiente de trabalho e das relações interpessoais para promover um ambiente colaborativo e participativo. Para isso, contamos com a assessoria de profissionais altamente qualificados: a psicóloga Fátima Pereira e a Dra. Aline Garcia, do escritório Santana de Souza Advogados, responsável pela assessoria jurídica da Diocese de Duque de Caxias.

A psicóloga Fátima Pereira trouxe valiosos insights sobre a postura no ambiente de trabalho, destacando a importância do respeito mútuo, da comunicação eficaz e da promoção de um clima saudável e motivador. Sua palestra foi enriquecedora, reforçando a necessidade de desenvolvermos habilidades de empatia e compreensão, além de nos conscientizarmos da nossa responsabilidade individual em construir um ambiente harmonioso.

Já a Dra. Aline Garcia abordou aspectos jurídicos relacionados às relações de trabalho. Ela esclareceu dúvidas e trouxe orientações sobre leis e normas trabalhistas, reforçando a importância de agirmos com integridade e de acordo com as leis vigentes. Sua expertise no assunto foi fundamental para garantir que todos os colaboradores estejam cientes de seus direitos e deveres, bem como das melhores práticas no ambiente de trabalho.

A participação ativa dos colaboradores e colaboradoras foi um ponto alto do evento. Perguntas foram feitas, experiências compartilhadas e todos puderam aprender uns com os outros. Ficou evidente o interesse e a disposição de todos em promover um ambiente de trabalho saudável, onde o respeito, a cooperação e o diálogo sejam pilares fundamentais.

“A Diocese de Duque de Caxias se orgulha de oferecer oportunidades de formação contínua para seus colaboradores, reconhecendo a importância de investir no desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. Através de ciclos como esse, buscamos fortalecer os laços entre todos os membros da equipe, incentivando o crescimento conjunto e o trabalho em equipe. Agradecemos a presença e a participação de todos os funcionários e funcionárias que estiveram presentes nas palestras. Seu engajamento é essencial para o sucesso dessas iniciativas. Continuaremos promovendo a formação contínua, visando aprimorar constantemente nossas práticas e fortalecer os valores que regem nossa Diocese. Que as reflexões e aprendizados obtidos nesse ciclo de palestras sejam aplicados em nosso cotidiano, transformando nossos ambientes de trabalho em lugares ainda mais acolhedores, respeitosos e eficientes”, disse o Diácono João Querino, ecônomo diocesano.