No Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado nesta sexta-feira (21/01), a Diocese de Duque de Caxias, representada pelo Revmo. Diácono Adilson Gerôncio, participou da inauguração do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Intolerância Religiosa (NAVIR).
O projeto que está localizado no Complexo dos Direitos Humanos, prédio do Restaurante Popular Dom Helder Câmara (Restaurante do Povo) em Duque de Caxias, oferecerá atendimento social e psicológico às vítimas de violência, além de acompanhamento jurídico dos casos.
A inauguração da unidade de apoio contou com a presença de representantes de religiões de matrizes africanas, católicos e evangélicos, além do secretário de Assistência Social e Direitos Humanos de Caxias, Marcus Vinicius Guimarães, e do superintendente de Liberdade Religiosa do Estado, Justino Carvalho.
O Diácono Adilson Gerôncio, membro da Comissão Municipal de Combate à Intolerância Religiosa, afirma que a inauguração do NAVIR é muito importante por ser um instrumento de política pública permanente. O diácono destacou ainda que a unidade não atrapalha a pluralidade e a diversidade e é por isso que precisamos avançar no combate a toda forma de intolerância, preconceito e racismo.
Além do Diácono Adilson, a Diocese de Duque de Caxias é representada na Comissão Municipal pelo Diácono José Eduardo Soares e pelo Padre Luis Cláudio Cruz.
Como denunciar
Os crimes de injúria racial, ultraje a culto e racismo podem ser denunciados em qualquer delegacia. O estado do Rio de Janeiro conta ainda com a Delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que é especializada no atendimento de vítimas de racismo, homofobia e intolerância religiosa. A unidade funciona no Centro do Rio (Rua do Lavradio, 155). Os registros também podem ser feitos pela Delegacia Online da Secretaria de Estado de Polícia Civil (https://dedic.pcivil.rj.gov.br/).
Com informação: Governo do Estado do RJ