Dom Tarcisio abençoa revitalização da Portaria do Complexo São Bento

Na manhã de 14 de outubro, o conjunto da Portaria do Complexo  teve sua revitalização abençoada pelo bispo diocesano. Na ocasião, Dom Tarcisio ressaltou e agradeceu a conjugação de esforços de benfeitores, voluntários e equipe de funcionários para que a obra fosse concluída, modelo de gestão que, dada a escassez de recursos, se estenderá paulatinamente para as demais dependências daquele espaço eclesial, histórico, cultural e ecológico.

A obra e representações

A Portaria do Complexo, de aproximadamente 60m2, é um conjuntocompostopor cinco cômodos – sala de controle, área de serviço, recepção e toaletes feminino e masculino – e esta é a primeira grande obra de restauro em muitos anos. Na sala de controle foi instalado o sistema de vigilância eletrônica composto de câmeras que captam e armazenam imagens que circundam os arredores do patrimônio histórico e sistema de alarme. As obras contemplaram, ainda, pintura externa e interna das paredes, grades, janelas e portas; revisão do sistema elétrico; conserto dos equipamentos dos toaletes; eliminação de goteiras do telhado e reforma de parte do beiral,  tratamento do piso com resina e serviços de serralheria com a reforma de portas de ferro.

Devido ao protocolo de segurança decorrente da pandemia, a participação foi restrita a representantes das instituições e organismos presentes no Complexo: Comunidade Maranathá, Pastoral da Criança, Eremitério São Bento, Casa de Formação São Francisco, Comunidade Nossa Senhora do Rosário, Núcleo de Memória do Migrante Nordestino e Comissão de Bens Culturais. Também presentes: o Padre Gilvan Costa, pároco da Paróquia São Bento, e o jornalista Roberto Aires, ambos membros do Grupo de Gestão do Complexo; o Irmão Ariosvaldo Vieira,eremita; alémde voluntários, benfeitores e funcionários envolvidos na obra. Após o cerimonial da benção, houve a confraternização na Casa São Francisco, com bolos e refrigerantes doados.

Melhor servir!

Em junho deste ano, Dom Tarcisio reforçou o Grupo de Gestão do Complexo com o ingresso do Padre Gilvan Costa e do jornalista Roberto Aires que se somam ao Diácono João Querino. O recente modelo de gestão intensifica a ação de benfeitores e de voluntários na execução dos serviços. Diversas outras  intervenções estão em andamento nas instalações para melhor servir à Igreja e à sociedade.

Colaboração: Grupo de Gestão do Complexo São Bento
Imagens: Roberto Aires / Jornal Pilar