Dom Tarcisio ordena quatro novos padres em celebração inédita na Catedral Diocesana.

Um sábado para ficar na memória dos fiéis e registrado na história da Diocese de Duque de Caxias. Pela primeira na curta história de nossa Igreja Diocesana foram ordenados quatro padres em uma única celebração na Catedral de Santo Antônio.

A missa celebrada por Dom Tarcisio Nascentes, bispo diocesano, reuniu fiéis, clero, amigos e familiares vindos das paróquias de Duque de Caxias e São João de Meriti e também das Dioceses vizinhas. Todos estavam lá com o mesmo sentimento, a alegria pela confirmação de vocações que surgiram ou amadureceram no seio das nossas comunidades.

Os novos padres

Padre Pedro Tiago Gadelha Nogueira foi ordenado diácono em 01 de maio na igreja matriz de São Mateus. Filho do casal Pedro Alves Nogueira e Ana Maira Gadelha Nogueira é o primeiro padre oriundo da sua paróquia de origem.

Padre Jaia Junior Firmino dos Santos é oriundo da Paróquia São Paulo II e fora ordenado Diácono em 24 de abril deste ano na Comunidade Sagrado Coração de Jesus. Filho do casal Jaia Firmino dos Santos e Elisabeth Rosa Melo dos Santos (in memoriam).

Último dos quatro a ser ordenado diácono transitório em 08 de maio deste ano na igreja matriz de Nossa Senhora das Graças em Xerém. Padre Luis Fernando de Oliveira é filho do casal Manoel Soares de Oliveira e Maria Luiza de Jesus Oliveira. Embora seja filho de nossa Diocese, o sacerdote iniciou sua caminhada vocacional na Congregação dos Mercedários e após um tempo de experiência optou por seguir a vida como padre diocesano.

Filho de Severino Luís de Sousa e Maria do Carmo Farias Sousa, Padre José Saulo Farias de Sousa é natural da cidade de Queimadas no Estado da Paraíba. Vindo para o Rio de Janeiro, participou da comunidade hoje pertencente à Paróquia São Vicente de Paulo em Belford Roxo e, posteriormente iniciou a caminhada em nossa Diocese na Paróquia São Mateus onde fora ordenado Diácono em 01 de maio de 2022 junto com o Padre Pedro Tiago.

Palavra do Bispo

Em sua homilia, entre os diversos aspectos ligados à vida do presbítero, Dom Tarcisio enfatizou o lema sacerdotal escolhido pelos novos padres para ser o guia dos seus ministérios. Sendo o bispo abordou cada um deles de forma particular.

Padre Jaia Junior escolheu como lema sacerdotal “Tu és sacerdote para sempre”, o Salmo 109, explicitamente citado na Carta aos Hebreus, junta a investidura real com a sacerdotal, utilizando a figura de Melquisedec, rei e sacerdote. A tradição cristã sempre rezou este salmo referindo-se a Cristo, Sumo Sacerdote, que intercede junto de Deus em favor da Humanidade. A palavra divina que é dirigida ao rei de Israel por ocasião da sua entronização, que o coloca em relação privilegiada com Deus, e que, em particular, lhe assegura a promessa de um sacerdócio eterno diferente do sacerdócio institucional, vê-se agora realizada plenamente em Jesus Cristo.

Por sua vez, Padre José Saulo escolheu o versículo “Gastar e me gastar” (2Cor 12,15) como seu lema de ordenação. E eu gastarei com muito prazer –  O trabalho de um pastor por seu rebanho deve ser alegre. Ele deve estar disposto a se engajar em esforços incessantes pelo bem-estar deles. Ele não ressentirá o tempo exigido; ele não ficará triste por esgotar sua força ou sua vida mais do que um pai que trabalha por sua família. Talvez, no geral, o emprego mais agradável da vida seja aquele relacionado ao ofício pastoral; os momentos mais felizes conhecidos na terra são os deveres, por mais árduos que sejam, da relação pastoral. Deus assim, como na relação de um pai, tempera labuta e prazer juntos; e acompanha os trabalhos mais árduos com recompensa presente e abundante.

“Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8b) foi o lema escolhido pelo Padre Luis Fernando. A narração da vocação do profeta não está no início do Livro de Isaías (os primeiros cinco capítulos representam, à maneira de prefácio, uma espécie de resenha antológica dos temas da sua pregação), mas está situada somente no capítulo 6, no qual faz de introdução ao «Livro do Emanuel» (caps. 7-12), ou seja, à secção do escrito de Isaías dedicado principalmente à relação do profe¬ta com a vida pública, com a figura do rei. De fato, como afirma claramente a narração da vocação, só Deus é o «rei de Israel» (v. 51), o rei absoluto.

Enfim chegamos ao lema sacerdotal do Padre Pedro Tiago. “Permanecei em mim e eu em vós” (Jo 15,4). No contexto dos últimos discursos que Jesus dirige aos Seus, a imagem da videira e dos ramos pretende mostrar como, mesmo depois da Sua partida, será possível aos discípulos continuar a viver em comunhão com o Mestre. A partida de Jesus, com efeito, não cortará a relação que Ele estabeleceu com os discípulos, se eles ficarem unidos a Ele. É esta a única condição indispensável, para que o ministério dos apóstolos possa «dar fruto», (v. 5a)

Início da Missão

Os novos padres iniciam seus ministérios presbiterais nas paróquias onde já se encontram. Sendo assim, Padre Jaia Junior segue na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Agostinho Porto, Padre José Saulo no Seminário Propedêutico São João XXIII e na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Xerém, Padre Luis Fernando na Paróquia São Sebastião em Praça da Bandeira e Padre Pedro Tiago na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Éden.

Assista a homilia de Dom Tarcisio e veja a cobertura fotográfica da Ordenação Presbiteral

Imagens: Adielson Agrelos – DDCX Ascom

Imagens: Michelle Rocha – Pascom Catedral de Santo Antônio