Dom Tarcisio participa de Romaria dos 75 anos dos Joseleitos de Cristo em Aparecida

Neste sábado, 14 de setembro, em plena Festa da Exaltação da Santa Cruz, Dom Tarcisio Nascentes, bispo de Duque de Caxias, esteve presente na Santa Missa da Romaria da Sociedade dos Joseleitos de Cristo, celebrada pelo Cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus (AM), no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. A cerimônia marcou o início das celebrações pelos 75 anos de fundação da Congregação, que desempenha um papel significativo na Igreja, especialmente na Diocese de Duque de Caxias, onde é responsável pela Paróquia São Bento, no Parque Fluminense.

A Sociedade Joseleito de Cristo, fundada em 1950 pelo Servo de Deus, Pe. José Gumercindo Santos, é uma Congregação Religiosa que forma padres e é conhecida por seu carisma de cuidado com as vocações, em especial as mais pobres e os jovens. O nome “Joseleitos” une as palavras “José” e “eleitos”, expressando o chamado especial de seus membros a seguir Jesus Cristo à maneira de São José, com humildade, dedicação ao trabalho e silêncio.

Na homilia, o Cardeal Leonardo Steiner destacou o espírito missionário de Pe. Gumercindo, fundador da Congregação, e a importância de uma vida atraída por Cristo, como exemplificado pelo apóstolo Paulo. “Queremos viver essa atração para Cristo, como fez o apóstolo Paulo e também padre Gumercindo. As congregações por ele fundadas, como os padres Joseleitos, são frutos do seu espírito de anunciar o Evangelho, sem resistir à graça de pregar”, afirmou o Cardeal, que também lembrou a atuação missionária de Pe. Gumercindo na Amazônia.

A Congregação, cujo lema é “Ação, Reação e Oração”, tem a sua Casa Mãe em Tucano, na Bahia, e segue inspirada pelo exemplo de São José, mantendo-se firme em sua missão de amar e servir, especialmente aos mais necessitados.