Encontro Diocesano celebra Santificação do Clero com formação e oração

Nesta quinta-feira, 06 de junho, o clero da Diocese de Duque de Caxias se reuniu na Cúria Diocesana para um momento de formação, confraternização e celebração pelo Dia de Oração pela Santificação do Clero.

O Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes foi instituído em 25 de março de 1995, pelo Papa São João Paulo II, que assumiu a proposta da Congregação para o Clero de se celebrar esta data por ocasião da solenidade do Sagrado Coração de Jesus. O Papa quis que tal iniciativa ajudasse os sacerdotes a conformarem-se cada vez mais com o coração do Bom Pastor. A iniciativa, anualmente retomada, tem contribuído para alargar no povo de Deus a estima e a oração pelos seus pastores.

O encontro teve início com um momento formativo dirigido pelos Padres Bruno Oliveira, Vigário Geral, e Paulo Reis. Os presbíteros fizeram um repasse da Conferência Internacional para Formação Permanente dos Sacerdotes realizada em Roma pela Congregação para o Clero e do último Encontro Nacional de Presbíteros realizado em Aparecida (SP).

Em sua fala, Dom Tarcisio Nascentes exorta todos a dedicarem orações ao clero – “Nós somos todos convidados a viver sempre uma abertura intensa à ação do Espírito para que sejamos cada vez mais configurados a Jesus, bom pastor, e tenhamos o nosso coração polarizado para o coração de Jesus. Quero também sempre suplicar de todos que nos acompanhem, a nós, clero, presbíteros e diáconos, com a sua solidariedade orante”, disse o bispo de Duque de Caxias.

O momento encerrou-se com a oração das Vésperas da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus com Adoração ao Santíssimo Sacramento realizada no presbitério da Catedral de Santo Antônio que foi conduzida pelo Padre Elmir Mendes.

Confira mais imagens do Dia de Oração pela Santificação do Clero:

Imagens: Adielson Agrelos / DDCX Ascom