Festa de Santo Antônio é reinaugurada em Duque de Caxias após três anos de ausência

Foto: Michele Rocha - Pascom Santo Antônio

Duque de Caxias, 9 de junho de 2023 – Na última quinta-feira, dia 8 de junho, a tradicional festa de Santo Antônio foi reinaugurada com grande entusiasmo na cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. O evento marcou o retorno da festividade ao calendário municipal após um hiato de três anos devido a pandemia da Covid-19.

Foto: Michele Rocha – Pascom Santo Antônio

A cerimônia de abertura teve lugar ao final da missa de Corpus Christi, celebrada pelo Padre Daniel Felix, vigário paroquial da Paróquia Santo Antônio. O Padre Renato Gentile, pároco local, juntamente com o prefeito de Duque de Caxias, o Sr. Wilson Reis, foram os responsáveis por inaugurar oficialmente a festa, que celebra o padroeiro da cidade e da Catedral Diocesana.

Um momento de destaque durante a solenidade foi a entrega da Medalha Tiradentes ao Padre Renato Gentile. Essa é a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade. O padre recebeu a medalha com gratidão e a dedicou a todos que colaboraram com sua trajetória na paróquia e nos anos em que foi Vigário Geral da Diocese de Duque de Caxias.

Foto: Michele Rocha – Pascom Santo Antônio

A festa de Santo Antônio terá continuidade até a próxima terça-feira, dia 13 de junho, dia dedicado ao padroeiro. Para essa data especial, estão previstas missas a cada duas horas, iniciando às 6h da manhã. Os fiéis poderão participar das celebrações religiosas e também terão a oportunidade de receber os famosos pãezinhos de Santo Antônio. No dia 12 de junho acontece a missa da renovação do amor, quando casais de namorados, esposos e até mesmo quem busca um amor pedem a intercessão de Santo Antônio.

A festividade de Santo Antônio em Duque de Caxias é uma ocasião aguardada com entusiasmo pelos moradores e visitantes, que encontram nessa celebração religiosa uma oportunidade de reafirmar sua fé e vivenciar momentos de confraternização comunitária. O evento conta com o apoio de diversas entidades locais e se destaca como um importante marco cultural e religioso na cidade.

Aqueles que desejam participar da festa de Santo Antônio em Duque de Caxias são convidados a comparecer às missas e a desfrutar de toda a programação especial preparada para homenagear o padroeiro da cidade clamar para que haja “Pão em todas as mesas!”