Festa de Santo Antônio mobiliza Duque de Caxias com fé e devoção

Desde o dia 31 de maio, a Catedral de Santo Antônio, no centro de Duque de Caxias, está em clima de celebração ao santo padroeiro do município. A tradicional trezena de missas, em preparação ao grande dia do santo franciscano, culminou com a concorrida Missa da Confirmação do Amor. Nessa ocasião, casais celebraram juntos o Dia dos Namorados e participaram de um jantar no pátio da igreja. A missa, conhecida por atrair também aqueles que ainda buscam um amor, marcou o início da grande festa popular da cidade.

A expectativa é que, ao longo dos cinco dias de festa, mais de 200 mil pessoas visitem a igreja e as barraquinhas, onde poderão pegar o famoso pãozinho abençoado e saborear as deliciosas cocadas.

O ponto alto das celebrações ocorreu no dia 13 de junho, com uma série de missas que começaram às 6h da manhã e se estenderam até à noite. A jornada de fé incluiu uma procissão pelas ruas do centro de Duque de Caxias.

Dom Tarcisio Nascentes presidiu a Missa Solene da Comunidade, às 8h. Em sua homilia, o bispo diocesano falou sobre a preparação para o Ano Santo de 2025, quando a Igreja celebrará o Jubileu Peregrinos de Esperança. “Sua mensagem equivale a anunciar uma nova ordem de coisas, onde não será necessária a repressão e reinará a concórdia e o bem-estar. O Ano da Graça do Senhor é semelhante ao Ano Jubilar ou ao Ano Sabático,” destacou Dom Tarcisio.

Ilustração: Ziraldo

Padre Renato Gentile, cura da Catedral de Duque de Caxias, incentiva os fiéis a continuarem participando das festividades, que vão até o domingo, 16 de junho, com missas e muita quermesse. Uma presença especial marca o evento deste ano: o totem de Santo Antônio de braços abertos com Jesus Menino, acolhendo a todos com um largo sorriso. Esta marca da festa, presente do grande cartunista Ziraldo, que fez sua páscoa este ano, comemora dez anos em 2024.

Com organização e fé, a Festa de Santo Antônio de Duque de Caxias se consolida como um dos maiores eventos religiosos da região, reunindo milhares de fiéis em um ambiente de espiritualidade e confraternização.

Confira mais imagens da Solenidade de Santo Antônio:

Imagens: Adielson Agrelos / DDCX Ascom