Duque de Caxias, 23 de março de 2022
Aos caríssimos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos e Religiosas e Fiéis Cristãos Leigos e Leigas
Rainha da Paz, rogai por nós!
O Santo Padre realizará no próximo dia 25 de março, Solenidade da Anunciação do Senhor, a CONSAGRAÇÃO DA RÚSSIA E DA UCRÂNIA A NOSSA SENHORA.
Em Carta dirigida aos Bispos, datada de 21 de março, tendo presente a guerra na Ucrânia, “que está a causar sofrimentos cada dia mais terríveis àquela atormentada população, ameaçando mesmo a paz mundial”, Francisco enfatiza ser a Igreja, nesta hora escura, “fortemente chamada a interceder junto do Príncipe da Paz e a fazer-se próxima a quantos pagam na própria pele as consequências do conflito”. Ele expressa ainda sua gratidão a todas as pessoas que estão a responder, com grande generosidade, aos seus apelos à oração, ao jejum e à caridade.
Ele prossegue a Carta, explicitando a origem de seu desejo: “Agora, acolhendo também numerosos pedidos do Povo de Deus, desejo confiar de modo especial a Nossa Senhora as nações em conflito”. Ele indica o dia e modo como vai realizá-lo: “no dia 25 de março, Solenidade da Anunciação, pretendo realizar um Ato solene de Consagração da humanidade, particularmente da Rússia e da Ucrânia, ao Imaculado Coração de Maria. Uma vez que é bom predispor-se para invocar a paz renovados pelo perdão de Deus, tal Ato acontecerá no contexto duma Celebração da Penitência, que terá lugar na Basílica de São Pedro às 17h00, hora de Roma. O Ato de Consagração está previsto para as 18h30”.
Este seu Ato – diz Francisco – “quer ser um gesto da Igreja universal, que neste momento dramático leva a Deus, através da Mãe d’Ele e nossa, o grito de dor de quantos sofrem e imploram o fim da violência, e confia o futuro da humanidade à Rainha da Paz”.
O Papa, enfim, nos convida, a nós Bispos, a unirmo-nos ao referido Ato, “convocando os sacerdotes, os religiosos e os outros fiéis para a oração comunitária nos lugares sagrados, no dia de sexta-feira 25 de março, de modo que o santo Povo de Deus faça, de modo unânime e veemente, subir a súplica à sua Mãe”.
Desejo, assim, conclamar a todos para que nos unamos ao Santo Padre nesse seu empenho orante em favor da Paz. Aos caríssimos Sacerdotes e Diáconos peço que motivem, do melhor modo possível, os fiéis que lhe são confiados, a viver, neste 25 de março, em comunhão com o Santo Padre, um intenso empenho de oração pela Paz.
Deus a todos abençoe!
Dom Tarcisio Nascentes dos Santos
Bispo Diocesano
Em anexo: O texto da própria oração de consagração, disponibilizado pelo Papa, para que possamos recitá-lo, ao longo do dia 25, em união fraterna.
Clique aqui