Missa na Catedral celebra os 33 anos do Jornal Pilar e o Dia Mundial das Comunicações Sociais

Neste domingo, 21 de maio, Festa da Ascensão do Senhor, a Catedral de Santo Antônio acolheu uma missa especial, que marcou a comemoração de dois eventos significativos: os 33 anos do Jornal Pilar e o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais. A celebração foi conduzida pelo Padre Daniel Felix, diretor do Jornal Pilar, e reuniu membros da Pastoral da Comunicação (Pascom) e colaboradores do jornal.

Em sua homilia, Padre Daniel exortou os fiéis sobre a importância da comunicação da verdade para a construção de uma sociedade mais justa e também o papel fundamental da Pascom na difusão da mensagem do Evangelho. Durante a missa, o Jornal Pilar foi reconhecido por seus 33 anos de compromisso com a verdade e o serviço à Diocese de Duque de Caxias, principalmente na mensagem de Dom Tarcisio, lida ao final da celebração. O bispo diocesano destacou ainda a importância do pioneirismo de Dom Mauro Morelli, bispo emérito, que fundou o periódico diocesano:

“Hoje agradecemos a iniciativa de quantos se dispuseram a tão dinâmica empreitada! E, em tom comemorativo, vamos visitar as primeiras páginas do ‘Pilar’ nº 1: Ano de 1990 – em 15 de abril celebramos o Domingo da Páscoa e, no dia 28 de abril, a Diocese comemorava o 25º aniversário de ordenação presbiteral de Dom Mauro que, em seu 1º artigo – intitulado ‘Pilar – Testemunho e Serviço’, assim se expressava: “Em tempo de Páscoa, apresento e ofereço PILAR ao povo da Igreja em Duque de Caxias e São João de Meriti como instrumento de comunicação a serviço da Comunhão e Evangelização. […] Prosseguindo, justifica a escolha do nome do Informativo Diocesano Mensal: “PILAR, nome da mais antiga Comunidade Cristã nesta região, nasce em tempo de avaliação dos ‘500 anos de Evangelização da América Latina’. Cada ano, por ocasião do feriado religioso de 12 de outubro, as Comunidades, em Romaria Diocesana, reúnem-se junto aquele templo para celebrar a Unidade do Povo de Deus e a graça da Fé no Evangelho.” A Dom Mauro, por mais esse pioneirismo, o nosso muito obrigado!”, escreveu Dom Tarcisio.

Veja a mensagem de Dom Tarcisio na íntegra

Veja imagens da celebração:

Imagens: Adielson Agrelos / DDCX Ascom