Movimento de Cursilhos Diocesano elege nova coordenação

No dia 27 de outubro de 2022 o movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) da diocese de duque de Caxias se reuniu no prédio anexo da Catedral de Santo Antônio, no centro de Duque de Caxias para a realização de sua Assembleia extraordinária, com o objetivo de eleger a nova coordenação do Grupo Executivo Diocesano (GED).

No início, após o credenciamento dos participantes, a oração inicial foi conduzida por Josefa Ramos que nos convidou a celebrar a comunhão e a unidade. Em seguida os atuais coordenadores Valmir Bergami e José Alfredo Ferreira acolheram os participantes, fizeram a contagem de quórum, e fez a instalação da mesa que foi composta pelos seguintes membros Antônia Cristina _ regional Centro, Lúcia Helena da Silva – regional Periferia e Amanda- regional São João de Meriti e falaram do regimento interno.

Com a presença do Vice-coordenador regional José Carlos da Silva deu-se início aos temas abordados: a importância do Estatuto para o MCC e a dinâmica do mesmo em toda a diocese. O atual vice coordenador José Alfredo falou aos participantes sobre a importância do Estatuto movimento que está sendo estudado e deverá ser aprovado na próxima Assembleia ordinária, no ano que vem.

Para esta eleição fora apresentada uma chapa única com Valmir Bergami, coordenador, e Ana Patrícia Mariano, vice coordenadora. Após a contagem dos votos. José Carlos confirmou a eleição dos candidatos.

Agora Reeleito Valmir agradeceu o tempo que dividiu a coordenação com José Alfredo e que muito aprendeu com ele; e que tem a certeza de que as atividades propostas serão realizadas, porque ele sabe que não está sozinho e pode contar com todos os cursilhistas.

José Alfredo, na mesma linha agradeceu ao Valmir pela amizade fortalecida durante esse período e que podem continuar contando com ele para o que for necessário.

Ana Patrícia na sua fala de agradecimento ressaltou a importância de saber que a unidade do grupo dará continuidade ao projeto do movimento em nossa diocese.

Ao final a coordenadora do regional Anisia Adriana Candida de Souza deu uma palavra de ânimo e que está muito feliz pela caminhada do movimento na diocese de duque de Caxias.

Padre Daniel Felix, assessor eclesiástico diocesano e Regional, agradeceu a todos os participantes deste momento tão importante para o movimento e recordou que o apoio de cada membro é importante e finalizou a Assembleia com a Benção de Envio dos novos coordenadores.

O MCC em anos jubilares

O MCC nasceu no início da década de 40 na diocese de Maiorca, consolidando-se nos anos seguintes (1949-1954). com o objetivo de dinamizar a vida cristã e que partisse da realidade concreta das pessoas, lhes apresentasse e possibilitasse viver o fundamental cristão e as lançasse a um apostolado nos ambientes- Pequenas comunidade de Fé (PCFs) e Núcleos Ambientais (NAs).

No Brasil o movimento está completando 60 anos de Apostolado, no próximo ano o regional leste 1 celebrará seu Jubileu de ouro (50 anos)

Preparação do Jubileu em Duque de Caxias

O MCC na diocese de duque de Caxias se faz presente nas três áreas regionais (Periferia, centro e São João de Meriti), com as Escolas vivenciais semanais, onde os cursilhistas se encontram para refletirem sobre a realidade da Igreja no mundo através dos documentos e temas pertinentes à nossa realidade. Há também uma escola vivencial voltada especialmente para os jovens que se encontram no terceiro andar do prédio anexo da Catedral no primeiro e terceiro domingo após a missa das 09 horas da manhã.

Iniciando sua caminhada em Duque de Caxias em 1974 (mesmo antes da Diocese de Duque de Caias) o movimento de Cursilhos está celebrando seu Triênio preparatório do Jubileu de ouro que acontecerá em 2024.

Coordenação Regional se encontra com Dom Tarcisio.

No dia seguinte à Assembleia, dia 28 de novembro, Anisia Adriana Candida de Souza e José Carlos da Silva, coordenadora e vice coordenador respectivamente, juntamente com padre Daniel Felix, Assessor Eclesiástico da Diocese de Duque de Caxias e do Regional Leste 1; se encontraram brevemente com Dom Tarcisio, bispo de Duque de Caxias.

Na conversa falou-se sobre a caminhada do MCC na diocese e da Assembleia extraordinária, que ocorrera no dia anterior. Dom Tarcisio deu uma palavra de incentivo e de comunhão dos movimentos com a Igreja local.

Para os que querem conhecer um pouco mais sobre o movimento, além das escolas vivencias procure um irmão, uma irmã cursilhistas na sua paróquia ou comunidade, que geralmente estão identificados com uma camiseta com o desenho de um globo e o dizer “decolores”. Também há a missa Diocesana do movimento todo terceiro domingo às 09 horas na Catedral de Santo Antônio.

Rezemos pela nova coordenação para que juntos, nas mesma estradas, caminhemos na construção do Reino de Deus.

Decolores, Viva a vida!