Na conclusão da 20ª Assembleia Regional, pistas de ação pastoral são oferecidas às Igrejas do Estado do RJ

Ao longo dos últimos três dias os delegados e delegadas das Dioceses do Estado do Rio Janeiro estiveram reunidos no Centro de Estudos do Sumaré para a realização da 20ª Assembleia do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O encontro teve como tema “Por uma Igreja missionária – Corações ardentes, pés a caminho (cf. Lc 24,32s) e marcou a retomada definitiva das atividades do organismos que ao longo do período da pandemia foram realizadas no formato online ou de forma abreviada.

“Sem oração onde vamos parar?”

Coube ao vice-presidente do Regional, Dom Gilson Andrade, presidir a santa missa de encerramento da Assembleia. Com ele concelebraram o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Célio Calixto e o arcebispo metropolitano da arquidiocese carioca, o Cardeal Orani João Tempesta.

Durante a sua homilia, o bispo de Nova Iguaçu refletiu sobre a liturgia celebrada e também acerca dos dias de trabalho na Assembleia – “Após as perseguições aos primeiros cristãos, a Escritura diz que um sopro de vida os colocou de pé. Ao ser confrontado pela lógica de morte. Jesus apresenta a lógica da vida. Que é a lógica de Deus. Por vezes não contamos com a única coisa que deveríamos contar que é justamente a graça de Deus”. Dom Gilson seguiu sua reflexão sobre o modelo de pastoral que devemos adotar, tendo como base a Carta Apostólica Novo Millennio Ineunte do Papa São João Paulo II – “O Primado da Graça escrito pelo Papa João Paulo II e retomado por Francisco na Evangelli Gaudium deve ser a base de nossa atitude como cristãos e cristãs. Nela o Santo Papa nos diz que incide em nós uma tentação de “pensar que os resultados dependem da nossa capacidade de agir e programar”, porém devemos cada vez mais optar por uma pastoral que tenha espaço para a oração e o agir de Deus. Devemos, portanto, “apostar com a maior confiança numa pastoral que contemple o devido espaço para a oração pessoal e comunitária significa respeitar um princípio essencial da visão cristã da vida: o primado da graça”. Finalizando a homilia, o Vice-presidente do Regional enfatizou a importância da oração na vida pastoral da Igreja e, para isso, mais uma vez recorreu ao Magistério. “Francisco tem nos interpelado que “sem adoração não haverá Sínodo”, e eu insisto: ‘sem oração onde vamos parar?’ Aqui recorro outra vez a Carta de São João Paulo II, pois, devemos “fazer da Igreja a casa e a escola da comunhão: eis o grande desafio que nos espera”. Uma comunhão alicerçada na misericórdia e na verdade, que são duas necessidades dos nossos tempos”, concluiu o bispo.

Campanha vai debater a fome

Na última conferência da Assembleia, a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Mariana Aparecida Venâncio, doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), fez uma explanação sobre o Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2023 que terá como tema “Fraternidade e fome”, juntamente com o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Pistas de Ação

Fechando os trabalhos da 20ª Assembleia Regional, foram apresentadas as setes pistas de ação pastoral propostas pelos grupos no dia anterior e que foram sintetizadas pela equipe formada pelo Padre Douglas Fontes, Secretário-Executivo do Regional Leste 1; o Padre Alcindo Martins Milena, do clero da Diocese de Duque de Caxias e o membro da Equipe Sinodal da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Guilherme Brandi, que também ficou responsável por apresentar, posteriormente a Síntese do Sínodo para o Regional com base nas Sínteses das Diocese do Estado do Rio de Janeiro. Essas pistas de ação são destinadas às Igrejas Particulares do Regional para que colaborem na elaboração dos seus planos e projetos de pastoral, bem como para a ação pastoral das Comissões do Regional Leste 1.

Clique aqui para ler ou fazer o download das Pistas de Ação Pastoral da 20ª Assembleia Regional.

Após as comunicações e avisos das pastorais e movimentos, Dom José Francisco, em nome da presidência, agradeceu a Dom Orani pela acolhida no Centro de Estudos e as religiosas da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Bom Conselho que cuidaram de toda a hospedaria e alimentação do encontro, bem como a equipe do Regional que cuidou de toda a infraestrutura. Com a oração do Angelus Domini e a bênção, o Presidente do Regional Leste 1 – CNBB encerrou a 20ª Assembleia Regional.

Veja a cobertura completa do último dia da 20ª Assembleia do Regionalo Leste 1 – CNBB

Imagens: Adielson Agrelos / Ascom Leste 1 – CNBB