Núcleo de Memória do Migrante Nordestino se transfere para São Bento

Um acordo entre a Paróquia São João Paulo II e Dom Tarcisio permitiu a transferência do acervo do núcleo memorial nordestino da Comunidade São João Batista, na Vila Rosário, para o Complexo São Bento, ondeterá maior visibilidade, acessibilidade e segurança. O último lote de peças foi transportado para as novas instalações na tarde de 14 de outubro.

Acervo e equipe

O acervo é constituído de peças doadas pelas famílias de origem nordestina residentes na Vila Rosário e bairros adjacentes e contemplam objetos de uso doméstico e devocional, itens decorativos, imagens religiosas e um variado número de artigos que possuem em comum o referencial Nordeste brasileiro. Para cuidar do acervo, que estava aos cuidados somente  de Socorro Andrade e de sua filha Nise, foi constituída neste mês de outubro uma equipe à qual se agregaram, além delas, a museóloga Luiza Santana, o cearense Padre Gilvan Costa, a agente de pastoral Lúcia Santana e o jornalista Roberto Aires.

Histórico

O Núcleo de Memória do Migrante Nordestino na Vila Rosário foi fundado naquele bairro duquecaxienseem 22 de agosto de 2010 por iniciativa da professora e animadora cultural Maria do Socorro dos Santos Andrade, moradora local, e suas amigas da Comunidade São João Batista. Na ocasião, houve a apresentação da monografia de pós-graduação de Socorro, que teve o apoio dos historiadores Antônio Augusto Bras e Marlúcia de Souza, do ex-vereador José Zumba, e de Padre Carlos Araújo (“Carlinhos”). No dia 28 do mesmo mês, naquele local, foi celebrada a XIII Missa Nordestina em ação de graças pelo povo nordestino, presidida pelo Padre Carlinhos. Crescentes dificuldades com a segurança motivaram a proposta feita pelo Padre Lindenberg Freitas, aceita pela fundadora e mediada pelo bispo diocesano, para a mudança de local  do Núcleo em 2021.

Imagens: Roberto Aires