O ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul nesta semana deixou milhares de pessoas desabrigadas em diversas regiões do Estado e, até a publicação desta matéria, foram notificados 28 óbitos, além de muitas pessoas ainda desaparecidas. Entre as cidades mais atingidas estão Muçum, Roca Sales, Nova Bassano, Santa Tereza, Bento Gonçalves, Estrela, Ibiraiaras, Passo Fundo, Mato Castelhano, Encantado, Lajeado, Arroio do Meio, além do Distrito de Santa Bárbara, em São Valentim do Sul.
A presidência do Regional Sul 3 da CNBB lança na manhã desta quarta-feira uma nota em solidariedade às vítimas das chuvas e chama o povo gaúcho à solidariedade:
Na parábola do samaritano (Lc 10,25-37), o Senhor Jesus, interrogado pelo mestre da lei, ensina-nos a arte do cuidado, como princípio do viver a nova humanidade, resgatada e reconciliada com Deus. O meu próximo é todo aquele que necessita de mim, do meu apoio, dos meus braços, do meu olhar, afirma o documento.
Veja, abaixo, um vídeo com o presidente do regional Sul 3, dom Leomar Brustollin:
Gesto solidário
Dom Leomar Brustolin, dom Cleonir Dalbosco e dom Carlos Rômulo, em nome de todo o episcopado gaúcho, expressam sua solidariedade neste momento de tanta dor e afirmam que
“A Igreja presente nas dioceses, paróquias, comunidades, pastorais, movimentos eclesiais não deixará de ouvir os clamores e contribuir naquilo que lhe é possível“.
Para auxiliar na arrecadação de donativos que possam socorrer as famílias necessitadas, a CNBB Regional disponibiliza a sua conta para o recebimento de doações via PIX: pela chave 33685686001041 (CNPJ).
Confira, abaixo, a íntegra da Nota do Sul 3 da CNBB: