Romaria do Pilar: 40 anos de fé e devoção na Diocese de Duque de Caxias

Estamos a apenas 30 dias da quadragésima edição da Romaria do Pilar, um evento que marca quatro décadas de devoção e fé na histórica igreja de Nossa Senhora do Pilar, localizada na região que testemunhou os primeiros passos da fé na Baixada Fluminense. Esta peregrinação, que acontecerá no próximo feriado do dia 12 de outubro, com a celebração da santa missa presidida por Dom Tarcisio Nascentes, bispo de Duque de Caxias, às 7h30, reunirá romeiros e romeiras de todas as comunidades da Diocese, prometendo ser ainda mais especial neste ano e traz como tema “Há 40 anos, peregrinos com Maria – Mãe das vocações – vivendo a sinodalidade no serviço da vida,” iluminado pela passagem bíblica de Lucas 1,38: “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua Palavra.”

Uma das notícias mais aguardadas deste ano é a reabertura da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar ao culto. Fechada para missas e celebrações desde 2014, a igreja passou por uma intensa obra de restauração, concluída em agosto passado, e agora está de portas abertas para os fiéis, que poderão visitar o templo durante a Romaria.

A Diocese de Duque de Caxias também compartilha algumas dicas valiosas para que os peregrinos desfrutem plenamente da Romaria do Pilar:

– Não vá em jejum: Garanta que você esteja bem alimentado antes da jornada.

– Não deixe de tomar seus remédios: Lembre-se de sua saúde durante a Romaria.

– Se for a pé, vá junto com o grupo que sai da paróquia: A união fortalece a devoção.

– Se tem carro, procure levar aqueles que não podem ir por alguma dificuldade: Seja solidário com outros peregrinos.

– Estacione em local distante da igreja: Facilitará sua saída e evitará congestionamentos.

– Leve seu copo ou garrafa para água (preferência material plástico): A hidratação é essencial.

– Haverá pontos de distribuição de água: Mantenha-se hidratado durante a jornada.

– Não compre nada durante a missa: Evite distrações e mantenha o foco na oração.

– Fique mais um pouco após a missa: Aproveite para visitar as barracas da Diocese e compartilhar experiências com outros fiéis.

– As cadeiras são prioritárias aos idosos, às gestantes e pessoas com necessidades especiais: Respeite a necessidade de quem precisa.

– Seja solidário: A Romaria é um momento de comunhão e serviço ao próximo.

A Romaria do Pilar é um evento de profunda devoção e espiritualidade, e este ano, comemorando seus 40 anos, promete ser ainda mais significativa. Os romeiros e romeiras da Diocese de Duque de Caxias se reúnem para celebrar a fé, a devoção e a união, enquanto refletem sobre a importância da sinodalidade e do serviço na vida cristã. Com a reabertura da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, os fiéis têm mais um motivo para se alegrar durante esta peregrinação única. Que esta edição da Romaria seja marcada por bênçãos, reflexões profundas e momentos de espiritualidade intensa para todos os participantes.