Romaria do Pilar marca abertura da fase diocesana do Sínodo 2021 – 2023

12 de outubro, dia em que celebramos a Mãe de Deus sob os títulos de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, e de Nossa Senhora do Pilar, Padroeira da Diocese de Duque de Caxias, pelo segundo ano consecutivo, em virtude da pandemia da COVID-19, nossa Igreja Diocesana realizou sua tradicional Romaria do Pilar na Catedral de Santo Antônio, reunindo apenas representantes leigos das paróquias e pastorais diocesanas e os membros do clero diocesano, marcando também o abertura da fase diocesana do Sínodo dos Bispos 2021 – 2023.

“Estamos nesta manhã, pelo segundo ano, celebrando desta forma (na Catedral de Santo Antônio e online) a nossa Romaria do Pilar, que sempre marcou profundamente a história de nossa Igreja Diocesana – esperamos que no próximo ano tenhamos a possibilidade de retomar aquela experiência lá junto à Igreja do Pilar, com uma caminhada, uma grande Romaria”, disse Dom Tarcisio Nascentes, bispo de Duque de Caxias, em sua homilia.

Assim como a Romaria à Aparecida realizada no mês de setembro, a 38ª Romaria do Pilar ocorre dentro das comemorações pelos 40 anos da Diocese. Dom Tarcisio também recordou esse fato durante a homilia desta manhã, dizendo: “Celebremos os 40 anos, com Maria, no seguimento de Jesus, promovendo a vida, a missão e a esperança” esse o tema desta Romaria de 2021. Continuar a nossa caminhada na bela história desta Igreja Diocesana que já chegou aos seus 40 anos, com Maria, ela caminha conosco e ela quer sempre nos conduzir ao seu Divino Filho. Queremos caminhar no seguimento de Jesus e promovendo a vida, a missão e a esperança.”

Em suas palavras, o bispo abordou ainda o caráter simbólico presente no mês de outubro e a grande novidade proposta pelo Papa Francisco para toda a Igreja para o próximo triênio, o Sínodo dos Bispo. “Este mês de outubro, mês das Missões, do rosário, mês em que celebramos a Padroeira do Brasil e nossa padroeira. Neste mês tão denso, rico de significados, quis a providência que abríssemos nesta manhã a fase diocesana do Sínodo 2021 – 2023, desejado pelo Papa Francisco com o tema “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”, destacou Dom Tarcisio.

Ao final da celebração, representantes da paróquias e das diversas pastorais, organismos, movimentos e serviços receberam das mãos do bispo diocesano o Documento de Estudos do Sínodo 2021 – 2023 que será trabalhado nas paróquias e nos diferentes organismos ao longo destes mês que compreendem a fase diocesana.

Assista a homilia de Dom Tarcisio e veja as imagens da 38ª Romaria do Pilar

Imagens: Adielson Agrelos | ASCOM