Seminaristas da Diocese concluem estudos de Teologia na UCP e iniciam fase da síntese vocacional

Três seminaristas da Diocese tiveram um marco importante em suas caminhadas vocacionais ao concluírem os estudos de Teologia na Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Aldegeferson Silva Ribeiro, Ronaldo Souza Caetano e Sergio Destefani Figuerêdo da Silva apresentaram suas monografias e obtiveram aprovação, celebrando essa conquista na última semana.

O primeiro a apresentar sua monografia foi o seminarista Sérgio, no dia 7 de junho, contando com a orientação do professor padre Denis Bispo. Sérgio dedicou seu trabalho à “Função profética dos fiéis leigos e leigas segundo a Constituição Dogmática Lumen Gentium”. Sua pesquisa abordou o papel do laicato na Igreja e a importância de sua atuação profética no contexto da fé católica.

Na sexta-feira, 9 de junho, foi a vez dos seminaristas Aldegeferson e Ronaldo defenderem seus trabalhos. Ambos foram orientados pelo professor padre Adenilson Silva Ferreira. Aldegeferson escolheu como tema de sua monografia “A contemplação de Deus na mística segundo o livro Caminhos de Perfeição de Santa Teresa de Jesus”, explorando a profundidade da experiência mística e a busca pela proximidade divina na espiritualidade cristã. Já Ronaldo abordou o tema “A missão da Igreja e a evangelização juvenil”, analisando o papel da Igreja na evangelização dos jovens e sua relevância para a vivência da fé na contemporaneidade.

Com a conclusão dos estudos teológicos, os seminaristas do Seminário Maior Santa Maria adentram agora a fase da síntese vocacional, marcada pela mistagogia. Nessa etapa, eles começam a integrar suas vidas e suas ações ao exercício do ministério sacerdotal, enquanto se preparam para a ordenação diaconal. A mistagogia é um momento de profunda imersão na espiritualidade e nas práticas pastorais, permitindo que os futuros sacerdotes desenvolvam uma compreensão mais ampla e aprofundada do serviço que irão oferecer à Igreja e à comunidade.