Seminaristas são instituídos no Ministério de Acólito, última etapa antes do diaconato

Perto de concluir a etapa formativa da Configuração (Estudos da Teologia), os seminaristas Aldegeferson Ribeiro, Ronaldo Souza e Sergio Destefani foram instituídos por Dom Tarcisio Nascentes dos Santos, bispo de Duque de Caxias (RJ), no ministério do Acolitato em celebração realizada na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Xerém, localidade onde está instalado o Seminário Maior Santa Maria.

Os novos acólitos

Oriundo da Paróquia Nossa Senhora de Nazareth no bairro Caramujo em Niterói, atualmente o seminarista Aldegeferson realiza o seu serviço pastoral na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Agostinho Porto. Também instituído como acólito, o seminarista Ronaldo que é oriundo da Paróquia Sagrado Coração de Jesus no Parque Araruama, tem a Paróquia Nossa Senhoras das Graças de Xerém como seu local de estágio. Já o seminarista Sergio é filho da Paróquia Imaculada Conceição na Vila São Luís, está atualmente na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus no Parque Lafaiete.

Palavra do Bispo

Em sua homilia aos presentes, Dom Tarcisio lembrou aos novos ministros a importância deste ocasião em suas vidas e na caminhada vocacional que estão trilhando – “com o ministério de Acólito, que vocês hoje receberão tendo a eucaristia e a mesa do altar, Isso tudo é muito pedagógico. Para que possam perceber nos lugares onde vocês atuam a eficácia deste ministério acontecer.” E seguiu abordando a homilia próprio do rito no Pontifical Romano – “escolhido para o ministério dos Acólitos, tu participarás de modo muito particular no ministério da Igreja. A Igreja tem o cume e a fonte da sua vida na Eucaristia, e é pela Eucaristia que o povo de Deus se edifica e cresce”.

Assista aqui ao VT da celebração

O Acólito

Última etapa antes da Ordenação Diaconal, o acólito é instituído no serviço da mesa da Eucaristia, auxiliando o diácono e servindo o sacerdote; auxilia os ministros extraordinários da comunhão eucarística e os substitui quando necessário, bem como ajuda na sua formação.

A sua atitude espiritual, como ministro instituído, aponta para a Eucaristia, para o amor dos sacramentos, para o culto eucarístico, para a oferenda de si mesmo e para o cuidado dos outros, sobretudo, os mais necessitados e doentes (cf. Rito da Instituição dos Acólitos, n. 41).

Veja imagens da Missa de Instituição do Ministério de Acólito:

Imagens: Adielson Agrelos – DDCX Ascom