Apenas sete meses depois das chuvas que desolaram o Rio Grande do Sul e deixaram mais de 50 mortes no Estado, em setembro de 2023, a região sofre novamente com temporais, enchentes e enxurradas. Nos últimos dias, 134 municípios foram afetados, milhares de pessoas seguem desabrigadas e desalojadas. Já foram registradas centenas de mortos e desaparecidos.
O cenário é devastador em diversas regiões do Estado e a necessidade de atendimento urgente às vítimas motivaram o Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a lançar novamente uma Campanha de Solidariedade. A iniciativa permite que aqueles que desejarem contribuir, o façam diretamente pelo PIX 33685686001041 (CNPJ), em nome da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Sul 3.
A solidariedade do episcopado
Dom Leomar Brustolin, Presidente do Regional Sul 3 da CNBB, enviou na noite do último dia 01 de maio, uma mensagem ao povo gaúcho:“Nós, bispos do Rio Grande do Sul, queremos manifestar nossa solidariedade com todas as pessoas que estão passando por este momento de provação”, declara dom Leomar. “Sustemos nossa esperança, nos unamos, ouçamos as orientações da defesa civil” alerta o Arcebispo de Santa Maria. Confiemos e esperemos, é o convite de dom Leomar para este momento tão difícil, ressaltando que “Deus cuida!”.
Nesta quarta-feira, 08 de maio, foi a vez de Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu e presidente do Regional Leste 1 – CNBB enviar sua mensagem de solidariedade ao povo gaúcho e pedir o empenho das Dioceses do Estado do Rio de Janeiro para promover a campanha de doação do Regional Sul 3 – CNBB. Assista o vídeo abaixo.