Dom Tarcisio Nascentes comunica a incardinação do Padre Alcindo Martins Milena na Diocese

Após receber as determinações da Santa Sé expressas no Rescrito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apóstolica de 11 de dezembro de 2023, Dom Tarcisio Nascentes dos Santos, bispo de Duque de Caxias emitiu no último dia 19 de abril, o decreto de execução do documento, concedendo assim ao Revmo. Padre Alcindo Martins Milena o indulto de saída do Instituto de Vida Consagrada Filhos da Caridade Canossianos, incardinando-o na Diocese de Duque de Caxias.

Aos 60 anos de idade, o sacerdote, que é natural do município de Santa Albertina no noroeste do Estado de São Paulo, fica assim isento das obrigações oriundas dos votos religiosos e assume um novo status canônico, como presbítero diocesano.

A trajetória do Padre Alcindo em nossa diocese é marcada pelo compromisso com a vida pastoral e a juventude de nossa Igreja Particular. O sacerdote, até então religioso canossiano, chegou à Diocese de Duque de Caxias em março de 2013 para assumir a missão de pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Agostinho Porto, São João de Meriti. Atendendo às solicitações do bispo diocesano, decorrentes das necessidades pastorais de nossa Igreja, Padre Alcindo assumiu a animação do Setor Juventude e, posteriormente, a coordenação de pastoral diocesana. Desde outubro de 2013, participa como membro do Conselho Presbiteral. Em março de 2019, ao finalizar sua missão na paróquia meritiense, assumiu o serviço de vigário da Catedral de Santo Antônio e manifestou o desejo de viver uma experiência mais aprofundada como padre diocesano, optando posteriormente por esse novo estilo de vida presbiteral. Nos últimos anos, o sacerdote também atua como assessor da Comissão de Juventude do Regional Leste 1 – CNBB.

Durante anos, os Padres Canossianos estiveram presentes em nossa Diocese, realizando grandes contribuições. De certa forma, a permanência de Padre Alcindo entre nós, agora como membro definitivo do nosso clero diocesano, mantém vivo um pouco do carisma de Santa Madalena de Canossa e da corajosa presença de Santa Josefina Bakhita.

Que este novo capítulo na caminhada vocacional do Padre Alcindo Martins Milena seja abençoado e que seu serviço continue a iluminar e fortalecer nossa comunidade diocesana em Duque de Caxias e São João de Meriti.

O que é a incardinação?

A incardinação é um elo essencial no tecido da estrutura eclesiástica da Igreja Católica. Este processo estabelece uma conexão formal e jurídica entre um clérigo e uma diocese específica ou uma ordem religiosa, conferindo-lhe a filiação e estabelecendo responsabilidades e direitos mútuos.

Na Igreja Católica, a incardinação representa um compromisso significativo para um padre ou diácono, alinhando-o à jurisdição de um bispo e à comunidade local. Esse vínculo não apenas define a área geográfica onde o clérigo exerce seu ministério, mas também implica lealdade e obediência aos preceitos e diretrizes estabelecidos pela Diocese. Este ato formaliza a relação do clérigo com a comunidade eclesiástica, reforçando sua responsabilidade pastoral e comprometimento com a missão da Igreja local.

Esse processo não é apenas administrativo, mas também espiritual, já que envolve uma profunda adesão à comunidade eclesiástica e seus princípios. A incardinação, portanto, vai além de uma formalidade legal, é um compromisso que molda a identidade e o propósito do clérigo dentro da estrutura da Igreja.

Em suma, a incardinação é um elo vital que fortalece a relação entre o clérigo e a Diocese, consolidando sua missão e serviço dentro da comunidade de fé, estabelecendo um vínculo que orienta seu ministério e sua vida espiritual.

Foto da Capa: Marcela Rocha e Michelle Rocha (Pascom Catedral de Santo Antônio)