O Setor Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu o Seminário Nacional das Campanhas, que ocorreu de 14 a 17 de setembro, na Casa Dom Luciano Mendes, em Brasília (DF).
O evento reuniu aproximadamente 60 lideranças encarregadas de dinamizar a Campanha da Fraternidade nos 19 regionais da CNBB, incluindo jornalistas, comunicadores e membros da coordenação nacional, bem como representantes da Pastoral da Comunicação no Brasil, das emissoras de televisão e da direção da Signis Brasil.
Representando o Regional Leste 1, presidido por Dom Gilson Andrade, bispo de Nova Iguaçu, estiveram presentes o Padre Adriano Cézar da Conceição Pinheiro da Arquidiocese de Niterói; Tobias Tomines Faria, assessor das Pastorais Sociais do Leste 1 e da Comissão para o serviço da Caridade, Justiça e Paz da Diocese de Nova Iguaçu, além de Adielson Agrelos, assessor de comunicação do Leste 1 e da Diocese de Duque de Caxias.
Padre Jean Poul, assessor das Campanhas da CNBB, enfatizou que, após vários anos realizando o Seminário Nacional virtualmente, a expectativa pós o encontro presencial é muito positiva. Espera-se uma melhoria significativa na comunicação das Campanhas da CNBB.
Durante os quatro dias do evento, foram oferecidas reflexões por especialistas sobre diversos temas, incluindo o conceito de Campanha, o papel das Campanhas na Igreja do Brasil, os Fundos Nacional e Diocesano de Solidariedade, os 60 anos da Campanha da Fraternidade e a Campanha da Fraternidade de 2024. Além disso, ocorreram plenárias e discussões.
Os 60 anos da Campanha da Fraternidade foram celebrados na abertura do Seminário, com o tema “Campanha da Fraternidade, 60 anos a serviço da vida plena para todos”. Durante a celebração, foram relembrados todos os temas e lemas das campanhas desde a primeira Campanha Fraternidade realizada em 1960, em Nísia Floresta (RN), ação que deu origem à campanha assumida nacionalmente pelo episcopado brasileiro e pela Igreja no Brasil.
Reflexão sobre estratégias de campanhas
Durante o Seminário, a história das Campanhas foi abordada com mais profundidade, incluindo uma reflexão sobre as estratégias de campanhas. Foi explorado o tema “O que é uma campanha?”, com foco na perspectiva de campanhas que buscam promover mudanças comportamentais, de percepção, políticas e de infraestrutura a partir da identificação de problemas concretos.
Outros aspectos abordados incluíram a importância de definir precisamente a “declaração de impacto” de uma campanha, sua marca, estratégias, audiência, objetivos, mensagens e narrativas. A narrativa é que uma campanha precisa deixar marcas e memórias, ser capaz de encantar, mobilizar afetos e sentimentos para provocar mudanças nas pessoas e na realidade.
Transparência com os recursos
Durante o Seminário, o ecônomo e membro do Conselho Gestor da CNBB, Monsenhor Nereudo Freire Henrique, apresentou uma prestação de contas das Campanhas realizadas pela CNBB, com foco nas Campanhas da Fraternidade e na Campanha para a Evangelização do último ano. Foi destacado que 89% das dioceses repassaram os recursos ao Fundo Nacional de Solidariedade relativos à Campanha da Fraternidade de 2023, com o envio dos recursos de 42 dioceses pendente. Em 2022, o FNS apoiou 186 projetos que totalizaram 4,998 milhões de reais. Os participantes enfatizaram a importância de avançar ainda mais no compromisso e na transparência, fatores que aumentarão a credibilidade das Campanhas e das coletas.
O Hino
No encerramento do Seminário Nacional das Campanhas, realizado em 17 de setembro, foi lançada a música do hino da Campanha da Fraternidade (CF) 2024, com o tema “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Cf. Mt. 23, 8). A celebração foi presidida pelo bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, na Basílica Menor São Francisco de Assis, em Brasília (DF).
A letra do hino já havia sido divulgada no site da Conferência em julho de 2023. O autor é o Douglas Diego Palmeira Rocha, cristão leigo da Arquidiocese de Campinas (SP).
A inspiração para a letra, foi fruto da oração feita com os textos bíblicos que são próprios para o tempo quaresmal, mas também de todas as contribuições e iluminações do Papa Francisco para a Igreja através de sua Encíclica Fratelli Tutti. A Campanha da Fraternidade abre a oportunidade de refletir sobre a comunhão, o diálogo, a amizade social.
LETRA DO HINO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024
Tema: Fraternidade e Amizade Social
Lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8)
Letra: Douglas Diego Palmeira Rocha
- Conduzidos a este deserto, (cf Mc 1, 13)
Deus nos chama à libertação (cf Ex 3,8; 20,2)
da indiferença e divisão:
“Onde está tua irmã, teu irmão?” (cf Gn 4,9)
“Eis a hora! O Reino está perto,
Crê na Palavra e na conversão. ((Mc 1,15)
REFRÃO: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8)
é palavra de Cristo, o Senhor;
pois a fraternidade humana
deve ser conversão e valor.
Seja este um tempo propício (cf 2Cor 6,2)
para abri-nos, enfim, ao amor!
- A Quaresma nos chama a assumir
um amor que supera barreiras, (FT 1)
desejando abraçar e acolher, (FT 3)
se estendendo além das fronteiras, (FT 99)
rompendo as cadeias que isolam,
construindo relações verdadeiras. (FT 62) - Misericórdia, pecamos, Senhor, (Sl 50,3)
sem no outro um irmão enxergar.
Mas queremos vencer os conflitos,
pela cultura do encontro lutar. (FT 30)
Em unidade na pluralidade,
um só Corpo queremos formar! (cf 1Cor 12,12-31) - O Senhor nos propõe aliança (Gn 9,8-15)
e nos trata com terno carinho. (Sl 102,4)
Superemos divisões, extremismos
ninguém vive o chamado sozinho. (FT 32)
Só assim plantaremos a paz:
“Corações ardentes e pés a caminho” (cf Lc 24, 32-33) - “Alarga o espaço da tenda” (Is 54,2)
e promove a amizade social, (cf EG 228)
vence as sombras dum mundo fechado,
construindo Igreja sinodal.
Convertidos, renovados veremos
novo céu, nova terra, afinal. (Ap 21,1-7)
Aprenda a cantar o hino da CF 2024:
Veja imagens do Seminário de Campanhas:
Imagens: Osnilda Lima – Comissão Episcopal para Comunicação (CNBB)