Eleição para o Conselho Tutelar: Dom Tarcisio e a ASPAS convocam comunidades

Em uma demonstração de união e comprometimento com as nossas crianças e adolescentes, Dom Tarcisio e a diretoria da Ação Social Paulo VI (ASPAS) emitiram uma carta aberta convocando os cidadãos a participarem ativamente da eleição para o Conselho Tutelar, marcada para o dia 01 de outubro de 2023.

Em carta, endereçada aos irmãos e irmãs das comunidades da Diocese de Duque de Caxias, o bispo a importância do processo eleitoral e destaca o papel fundamental desempenhado pelo Conselho Tutelar na proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

“Com firme esperança, contamos que os eleitos exerçam com dignidade a importante missão de dar voz à criança ou ao adolescente que pede socorro, muitas vezes no silêncio do seio da própria família”, diz o bispo.

O Conselho Tutelar é uma instituição vital na sociedade, responsável por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, atuando na fiscalização e encaminhamento de casos de violação desses direitos. Ele é formado por membros eleitos diretamente pela população e desempenha um papel crucial na promoção do bem-estar infanto-juvenil.

A eleição para o Conselho Tutelar é uma oportunidade para a comunidade escolher os representantes que irão liderar essa importante missão. Dom Tarcisio e a ASPAS enfatizam a necessidade de uma participação ativa, destacando que “como nas demais eleições, onde exercemos o direito de voto, cabe a nós como Igreja motivar e incentivar os fiéis a exercerem esse seu direito.”

Aproveitamos para divulgar a seguir os locais de votação nos municípios de Duque de Caxias e São João de Meriti, por zona eleitoral, facilitando o acesso dos eleitores às urnas no dia da eleição. A divulgação desses locais tem como objetivo garantir que todos tenham a oportunidade de exercer seu direito de voto e contribuir para a escolha dos membros do Conselho Tutelar.

Nos próximos finais de semana, a carta aberta será lida nas diversas comunidades locais, visando conscientizar os cidadãos sobre a relevância dessa eleição e mobilizá-los a comparecerem às urnas no dia 01 de outubro, pois o futuro das crianças e adolescentes de nossas cidades está em nossas mãos, e a eleição para o Conselho Tutelar é a chance de assegurarmos que ele seja um futuro de amor, cuidado e respeito aos direitos de cada um deles. Vamos juntos fazer a diferença!

Leia a carta de Dom Tarcisio na íntegra: