Encontro de atualização para formadores de Seminário do Regional Leste 1 da CNBB acontece em Valença

Entre os dias 20 e 22 de maio, o Centro de Formação Pastoral da Diocese de Valença recebeu o Encontro de Atualização para Formadores de Seminário do Regional Leste 1 da CNBB. O evento, que reuniu diversos formadores, entre os quais os Padres Jorge Vasconcellos e José Saulo, respectivamente reitor do Seminário Maior Santa Maria e vice-reitor do Seminário Propedêutico São João XXIII e teve como tema central “A dimensão pastoral-pedagógica do acompanhamento pastoral” dos candidatos ao ministério presbiteral.

A assessoria do encontro ficou a cargo do padre Mathis J. A. Ham. Nascido na Holanda em 1955, o Pe. Ham é membro do clero da Diocese de Ponta Grossa, Paraná. Após sua ordenação em 1985, trabalhou durante dois anos no seminário da sua diocese, além de assessorar a Pastoral Vocacional e a Pastoral Familiar. Entre 1987 e 1991, foi pároco. Em seguida, dedicou-se aos estudos em Roma, onde obteve mestrado em Psicologia e Teologia Espiritual na Universidade Pontifícia Gregoriana.

De 1995 a 2007, Pe. Ham foi reitor do Instituto Bovendonk na Holanda, que tem como objetivo a formação de adultos ao ministério ordenado em tempo parcial. Ao final de 2007, retornou ao Brasil, onde passou a acompanhar presbíteros recém-ordenados (até cinco anos de ordenação), seminaristas, padres e religiosas(os) da Diocese de Ponta Grossa. Em 2018, foi convidado por Dom Peruzzo, Arcebispo de Curitiba, para integrar a equipe de coordenação do Instituto Discípulos de Emaús (IDE) da mesma Arquidiocese, que possui a mesma finalidade do Instituto Bovendonk. Pe. Ham é autor do livro “Tarde te amei: formação de adultos ao ministério ordenado”.

Os padres Rodrigo, Luiz André, Jorge, Gétero e Sérgio compõe a diretoria regional da OSIB.

Durante o encontro em Valença, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e práticas na formação pastoral e pedagógica, essencial para o acompanhamento dos futuros presbíteros. A troca de experiências e a orientação especializada do Pe. Ham enriqueceram ainda mais o evento, contribuindo para a capacitação dos formadores de seminário.

Outro destaque do encontro foi a eleição do Padre Rodrigo Albuquerque, vice-reitor do Seminário Diocesano São Paulo VI da Diocese de Nova Iguaçu, como o novo tesoureiro da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) do Regional Leste 1 da CNBB. Ele somará com a diretoria que tem os Padres Luiz André e Jorge Vasconcellos como presidente e vice-presidente do organismo.

Veja mais imagens do Encontro de Formação:

Colaboração: Padre Gétero Jr.