Jovens tomam as escadarias da Penha na 1ª Romaria Estadual da Pastoral Juvenil

No último domingo, 18 de maio, a Pastoral Juvenil do Regional Leste 1 da CNBB realizou sua 1ª Romaria com jovens de todos os cantos do Estado do Rio de Janeiro presentes na Basílica Santuário de Nossa Senhora da Penha de França, no bairro da Penha, subúrbio do Rio de Janeiro. A atividade, que começou às 7h30 com uma caminhada animada pelos padres Thiago Araújo e Jorge Carreira até a concha acústica na subida da famosa escadaria da Penha e se estendeu até às 13h, teve como tema “Juventude em Romaria como Peregrinos da Esperança”, em alusão ao Ano Santo Jubilar de 2025

Padre Alcindo, assessor da Comissão para a Juventude.

Padre Alcindo Martins Milena, membro do clero de Duque de Caxias e assessor da Comissão Regional para a Juventude, falou um pouco sobre o sentido dos jovens se reunirem para essa 1ª Romaria da Pastoral Juvenil – “Um momento bonito e importante para nós de unidade entre nossas dioceses, as várias expressões juvenis, todas as vozes da juventude em nosso estado se unindo para clamarmos a Deus a paz, esse dom tão necessário às nossas juventudes, mas também olharmos para o futuro com esperança. Nós aqui renovamos um compromisso, queremos ser a esperança da juventude na Igreja e na sociedade.”

Dom Gilson, presidente do Leste 1.

O evento contou com ampla presença de diversas expressões juvenis de todas as dioceses do Regional Leste 1 – CNBB, capitaneadas por seus padres assessores e por Dom Nelson Francelino, bispo de Valença e referencial para a Juventude no Estado. Quem também esteve presente foi o presidente do regional, Dom Gilson Andrade, que se dirigiu aos jovens na Catequese realizada após a santa missa. O bispo de Nova Iguaçu destacou a importância da juventude na construção de uma sociedade mais esperançosa e unida, enfatizando a coragem e a dedicação dos jovens, relembrando as palavras do saudoso Papa Bento XVI:

“Os jovens não têm medo do sacrifício, os jovens temem é viver uma vida sem sentido e aquilo que nós estamos fazendo aqui faz parte do sentido da nossa vida. Nós somos peregrinos, estamos a caminho e como sempre a juventude dá para nós esse belo exemplo e não caminhamos sozinhos, caminhamos juntos.”

A romaria também contou com a presença do Cardeal Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, que presidiu a santa missa. Dom Gilson agradeceu ao cardeal o apoio e lembrou aqueles que fizeram a romaria acontecer: “Agradecemos à comissão do Regional, nas pessoas de Dom Nelson e do Padre Alcindo, por essa bela iniciativa da nossa peregrinação da Pastoral Juvenil do Leste 1. Nossa gratidão também a Dom Orani, sempre pronto a responder aos nossos convites, como pastor próximo que é! Ao padre Thiago Sardinha pela acolhida aqui no nosso Santuário, no Santuário da Penha, aos bispos, aos nossos assessores que fizeram toda a mobilização para que essa romaria fosse uma realidade e quero também dar uma palavra de agradecimento a você, jovem, que veio participar desse momento importante da nossa juventude”, disse o presidente do Regional Leste 1 – CNBB.

Com muita animação, os jovens subiram os 382 degraus até o santuário mariano, onde rezaram pelo Papa, uma oração realizada todos os sábados na Igreja da Penha. A romaria foi concluída com a Adoração ao Santíssimo Sacramento, presidida por Dom Nelson Francelino.

Confira mais imagens da 1ª Romaria Estadual da Pastoral Juvenil:

Imagens: Adielson Agrelos / DDCX Ascom