O Vigário Geral da Diocese de Duque de Caxias, Padre Bruno Oliveira dos Santos (na foto acima com o Cardeal Lazzaro You Heung sik), está em Roma, na Itália, participando da Conferência Internacional para a Formação Permanente dos Sacerdotes. O evento, promovido pelo Dicastério para o Clero, tem como tema central “A beleza de ser discípulo hoje. Uma formação única, integral, comunitária e missionária” (cf. RFIS, Intr. 3) e a inspiração bíblica “Reaviva o dom de Deus que está em ti” (2Tm 1,6).
Realizado de 6 a 10 de fevereiro de 2024, em prestigiados locais da Cidade Eterna como a Sala Paulo VI, o Auditorium Conciliazione, a Basílica de São Pedro e a Basílica de São João de Latrão, o encontro reúne responsáveis diocesanos, regionais e nacionais pela formação permanente dos sacerdotes, bem como especialistas e interessados nessa área.
No primeiro dia de palestras, após o credenciamento, os sacerdotes foram calorosamente recebidos pelos prefeitos dos dicastérios envolvidos, os cardeais Lazzaro You Heung sik, Antonio Gokim Tagle e Claudio Gugerotti. A missa de abertura, presidida pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado de Sua Santidade, marcou o início das atividades.
A estrutura formativa da conferência baseia-se em cinco pilares fundamentais:
- Formação Única: Aborda o papel dos sacerdotes em uma Igreja sinodal e missionária em tempos de mudança.
- Formação Integral: Explora a formação dos sacerdotes como homens de Deus e do Evangelho.
- Formação Acompanhada: Enfoca as dimensões e percursos para viver a afetividade como dom.
- Formação Comunitária: Destaca a importância da vida no presbitério e da fraternidade sacerdotal.
- Formação Missionária: Prepara os sacerdotes com atitudes e competências para percorrer novos caminhos na pastoral.
Além da presença nas palestras e workshops, de compartilhar desafios e boas práticas, participar de celebrações litúrgicas e momentos de espiritualidade, bem como eventos culturais, os participantes do encontro tiveram a oportunidade de estarem na manhã desta quinta-feira na Audiência Geral com o Papa Francisco.
A organização do evento conta com o apoio do Dicastério para a Evangelização e da Seção para a Primeira Evangelização e as Novas Igrejas Particulares, em colaboração com a Congregação para as Igrejas Orientais.