Instituído por São João Paulo II, em 1995, a Jornada é celebrada no mesmo dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, uma data que ocorre sempre na segunda sexta-feira após a Solenidade de Corpus Christi. A iniciativa tem por objetivo motivar a Igreja a rezar pelos homens que foram chamados ao ministério presbiteral. É o povo de Deus entregando ao Senhor todos os sacerdotes, para que sejam santos segundo o seu Coração.
Proximidade, o estilo de Deus
Na Diocese de Duque de Caxias, visando que a data seja celebrada também nas paróquias, o clero reuniu-se na véspera da solenidade na Cúria Diocesana para um momento de partilha e reflexão. A formação conduzida pelo Frei João Reinert, OFM, abordou como temática o Discurso do Papa Francisco no Simpósio Internacional para a uma Teologia Fundamental do Sacerdócio. – “Precisamos estar atentos e procurarmos por em prática o estilo de Deus, que é fundamentalmente um estilo de proximidade. E podemos citar aqui quatro proximidades. A primeira delas a proximidade com Deus, pois sem ela o ministério do presbítero torna-se estéril; Depois temos a proximidade com o Bispo, pois a obediência não pode ser um atributo disciplinar, mas característica do laço de comunhão; Temos ainda a proximidade entre os presbíteros, lembrando que a fraternidade não pode ser uma imposição moral externa à pessoa, mas um ato de gratuidade; por fim temos a proximidade com o povo, não como um dever, mas como graça”, disse o religioso.
Uma ausência sentida
Acometido com a Covid-19, Dom Tarcisio Nascentes, bispo de Duque de Caxias, pela primeira vez não pode participar do encontro com o clero que foi conduzido pelo Padre Renato Gentile, Vigário Geral da Diocese. A Jornada de Oração foi concluída com a oração das Vésperas da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus da Liturgia das Horas.
Diocese ganhará quatro novos padres
Entre o momento de reflexão e a oração de encerramento do encontro, Padre Renato anunciou ao clero que o Conselho de Formação da Diocese aprovou em sua última reunião a Ordenação Presbiteral dos Diáconos Jaia Junior, José Saulo, Luis Fernando e Pedro Tiago. Os futuros padres serão ordenados na Catedral de Santo Antônio no dia 03 de dezembro de 2022, sábado, às 09 horas.