Semana Santa 2022: retomar o caminho e celebrar a fé

Com a celebração do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor neste domingo, 10 de abril, a Igreja abre a Semana Santa 2022. Ao longo da semana diversas celebrações e momentos devocionais vão dando a tônica do mistério que celebramos neste tempo até chegarmos ao ápice com a celebração do Tríduo Pascal.

Na Diocese de Duque de Caxias as paróquias vão aos poucos retomando suas atividades pastorais e devocionais, superando este tempo de pandemia. Abaixo disponibilizamos as celebrações que Dom Tarcisio Nascentes, bispo diocesano, celebrará.

Domingo de Ramos (10 de abril)
– 07h: Missa na Catedral de Santo Antônio (Centro)
Quarta-feira Santa (13 de abril)
– 19h: Missa dos Santo Óleos (Missa do Crisma) na Catedral de Santo Antônio (Centro)
Quinta-feira Santa (14 de abril)
– 19h: Missa da Ceia do Senhor na Catedral de Santo Antônio (Centro)
Sexta-feira Santa (15 de abril)
– 16h: Celebração da Paixão do Senhor na Catedral de Santo Antônio (Centro)
Sábado Santo (16 de abril)
– 18h30: Vigília Páscoa na Noite Santa na Catedral de Santo Antônio (Centro)
Domingo de Páscoa (17 de abril)
– 09h: Missa da Ressurreição do Senhor na Catedral de Santo Antônio (Centro)

Coletas especiais

É válido ressaltar a importância de estarmos em comunhão com a Igreja no Brasil e a Igreja Universal, contribuindo generosamente, sobretudo, em duas celebrações da Semana Santa. No Domingo de Ramos, a Igreja no Brasil realiza a Coleta Nacional da Solidariedade, ocasião em que 60% ofertas dos fiéis são destinadas ao Fundo Diocesano de Solidariedade para fomentar projetos locais e os outros 40% vão para o Fundo Nacional de Solidariedade que é administrado pelo Departamento Social da CNBB, sob orientação do Conselho Gestor da entidade.

Realizada na Sexta-feira Santa, outra Coleta especial deste tempo é a Coleta Pró Terra Santa. Os donativos recebidos pelas paróquias e dioceses neste dia são enviados pelos Comissários da Terra Santa para a Custódia da Terra Santa. Estes donativos são utilizados na manutenção dos Lugares Sagrados e o sustento dos cristãos da Terra Santa.

Cards para divulgação