Seminário Diocesano Santa Maria Celebra 40 Anos de Formação e Missão

Em um marco histórico para a Diocese de Duque de Caxias, o Seminário Diocesano Santa Maria comemora neste ano o seu quadragésimo aniversário, um jubileu de esmeralda que reafirma o compromisso de quatro décadas na formação de discípulos-missionários consagrados ao mandamento do Divino Mestre. Inspirados pelo versículo do livro de São João, “Fazei tudo o que Ele vos disser” (João 2,5), os seminaristas e membros da comunidade formativa celebram não apenas o bonito passado, sonhado por Dom Mauro Morelli, mas também olham com esperança para o futuro.

Desde sua fundação, o Seminário Maior Santa Maria tem sido um pilar essencial na formação de presbíteros dedicados à missão de propagar a mensagem de Cristo. Durante esses 40 anos, inúmeras vocações foram cultivadas e muitos sacerdotes foram enviados às comunidades para servir e guiar os fiéis.

Para marcar esta ocasião especial, uma série de celebrações está agendada ao longo do mês de março, unindo fiéis e clero em momentos de gratidão, reflexão e renovação espiritual. As celebrações serão realizadas em diferentes regiões pastorais, como uma expressão da unidade da Diocese e da importância do Seminário em toda a sua extensão.

A programação inclui eventos nas seguintes datas e locais:

• Região Pastoral Periferia: Domingo, 03 de março, às 19h30, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, no bairro Pilar, em Duque de Caxias.
  • Região Pastoral São João de Meriti: Domingo, 10 de março, às 18h, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Glória, no bairro Jardim Meriti, em São João de Meriti.
  • Região Pastoral Centro: Domingo, 17 de março, às 18h, na imponente Catedral Santo Antônio, localizada no coração de Duque de Caxias.
  • Missa Solene dos 40 Anos: Segunda-feira, 18 de março, às 19h, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Xerém, Duque de Caxias.

Logo dos 40 anos

A marca do jubileu, inspirado no logo dos 40 anos da Diocese de Duque de Caxias, é rico em simbolismo. O número “quatro” não apenas denota os 40 anos do Seminário, mas também aponta para o Jubileu da Esperança em 2025, representado por uma cruz que se transforma em âncora, símbolo de fé e estabilidade. O “zero”, em forma de lua, evoca a imagem da Mãe de Deus, Maria, cujo lema nos exorta a seguir as palavras de seu Filho. No centro desse “zero”, a chama vocacional irradia, simbolizando aqueles que respondem ao chamado de Deus e se comprometem com o caminho formativo para se tornarem discípulos-missionários. Dentro dessa chama, um coração pulsante representa o Seminário como o coração da Diocese, onde os padres são formados, vital para o corpo da Igreja. A cor verde, por sua vez, simboliza tanto o Jubileu da Esperança quanto os 40 anos, também conhecidos como jubileu de esmeralda.

Que este jubileu seja um momento de profunda reflexão, ação de graças e renovação espiritual para todos os que fazem parte da comunidade do Seminário Diocesano Santa Maria. Que os próximos anos sejam guiados pela luz do Divino Mestre e pelo exemplo de Maria, inspirando uma contínua dedicação à formação e missão na Igreja.