40 Anos da Diocese de Duque de Caxias

Nossa Diocese, desmembrada do território eclesiástico das Dioceses de Nova Iguaçu e Petrópolis, foi criada em 11 de outubro de 1980, pela Bula Qui Divino Consilio, do Papa São João Paulo II, e instalada em 12 de julho de 1981, na mesma celebração eucarística em que tomou posse o seu primeiro bispo diocesano: Dom Mauro Morelli.

A nossa Diocese, portanto, completa 40 anos de sua instalação no dia de hoje, 12 de julho de 2021. Desde 1947, os dois municípios que a compõem – Duque de Caxias e São João de Meriti – constituíam a Diocese de Petrópolis e a partir de 1960, com a criação da Diocese de Nova Iguaçu, São João de Meriti passou a fazer parte dessa.

Quando da instalação da Diocese de Duque de Caxias, em 1981, as Comunidades Paroquiais de sua região eclesiástica já viviam intensamente a recepção do Concilio Vaticano II. Traços marcantes do rosto da nossa Igreja Particular que recebemos de nossos predecessores: “Uma Igreja de Comunidades”, “Uma Igreja de discípulos e discípulas”, “Uma Igreja missionária a serviço da Vida” e “Uma Igreja testemunha do Reino”, com suas luzes e sombras’ como em toda realidade.

Desde já, quero congratular-me com todos os sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, fiéis cristãos leigos e leigas, seminaristas e vocacionados – todos, enfim – tão queridos que formam a Igreja Católica que está em Duque de Caxias e São João de Meriti. Há quase 9 anos caminho com vocês, pastoreando tão querido rebanho. Como marco de data tão excelsa – 40 anos! – e suplicando ao Senhor da Messe que envie operários para a Messe, inauguramos o site da nossa Diocese. Estamos todos de parabéns! Deus a todos abençoe!

Dom Tarcisio Nascentes dos Santos
Bispo de Duque de Caxias

Artigo anteriorNOSSO CORAÇÃO APONTA PARA A AMAZÔNIA
Próximo artigoNossa Senhora do Pilar, padroeira diocesana
Dom Tarcisio Nascentes dos Santos
Dom Tarcisio nasceu em Niterói e fez parte do clero da arquidiocese de sua cidade natal. Estudou Teologia Sistemática na Universidade da Santa Cruz em Roma, Itália, onde obteve os títulos de mestre e doutor. Foi Diretor do Instituto Filosófico e Teológico do Seminário São José de Niterói e Professor de Teologia Fundamental e Teologia Sistemática na Faculdade de São Bento, do Mosteiro do Rio de Janeiro. Em 2009 foi nomeado bispo de Divinópolis (MG) pelo Papa Emérito Bento XVI, sendo transferido em 2012 para a Diocese de Duque de Caxias, sucedendo a Dom José Francisco Rezende Dias que fora nomeado Arcebispo Metropolitano de Niterói. Desde 2015 é o Secretário do Regional Leste 1 – CNBB.