Nossa Senhora do Pilar, padroeira diocesana

Queridos irmãos e irmãs, pedindo as bênçãos de Nossa Senhora, sob o título ‘do Pilar’ queremos louvar a Padroeira da nossa querida Diocese.

Nossa Diocese, desmembrada do território eclesiástico de Nova Iguaçu e Petrópolis, foi criada em 11 de outubro de 1980, pela Bula Qui Divino Consilio, do Papa João Paulo II, e instalada em 12 de julho de 1981, na mesma celebração eucarística em que tomou posse o seu primeiro bispo diocesano: Dom Mauro. Portanto, a nossa Diocese completará 33 anos no próximo dia 12 de julho. E, desde já, quero me congratular com todos os sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e demais irmãos e irmãs tão queridos que formam a Igreja Católica em Duque de Caxias e São João de Meriti. Há quase 2 anos caminho com vocês, pastoreando tão querido rebanho. Todos estamos de parabéns! Que Deus a todos abençoe!

PADROEIRA DIOCESANA: Nossa Senhora do Pilar
A Igreja do Pilar que há mais de 400 anos, foi erguida às margens do Rio Pilar, acolheu todos que chegaram a essa região, suscitando o nome da nossa Padroeira.
Em resposta ao pedido de Dom José Francisco, segundo bispo da Diocese, a Congregação para o Culto Divino, no Vaticano, confirmou, em 2 de janeiro de 2007, Nossa Senhora do Pilar como padroeira da Diocese de Duque de Caxias.
Todos os anos, no dia 12 de outubro, acorremos, em romaria ao nosso Pilar, com grande devoção e fé ardorosa. E, aqui, já os convido para a nossa 31ª Romaria Diocesana do Pilar, no domingo, 12 de outubro.
Por que a 12 de outubro?
Sim, em 12 de outubro também comemoramos Nossa Senhora sob o título de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. [sem confusão no coração, antes, com ainda mais amor à Mãe de Deus] prestamos linda homenagem de amor filial à querida Virgem, também, sob o título ‘do Pilar’.
A Basílica de Nossa Senhora do Pilar, na cidade de Saragoça, na Espanha, algumas vezes recebeu um romeiro muito querido nosso que ao sair, em viagens, do Vaticano para a América do Sul, por lá passava para ‘cruzar o Atlântico’, ainda mais agraciado. Hoje é santo e nosso intercessor, junto a Deus: João Paulo II! Nessa basílica, citando Puebla, ele dizia: “Ela (Maria) tem que ser cada vez mais a pedagoga do Evangelho na América Latina” (Puebla, 290). “Sim, continua dizendo o Papa, a pedagoga, a que nos conduz pela mão, que nos ensina a cumprir o mandato missionário de seu Filho e a guardar tudo o que Ele nos ensinou. O amor à Virgem Maria, Mãe e Modelo da Igreja, é garantia da autenticidade e da eficácia redentora de nossa fé cristã”.
Que a Mãe do Pilar nos ajude, a cada vez mais, sermos discípulos e missionários de Seu Divino Filho e sacrários vivos da Sua Palavra, da Sua Boa-Nova.

Consagração a Nossa Senhora do Pilar, por São João Paulo II:
Virgem Imaculada! Minha Mãe! Maria!
Eu vos renovo, hoje e para sempre
a consagração de todo o meu ser para que disponhais de mim
para o bem de todas as pessoas.

Somente vos peço, minha rainha e mãe da igreja,
força para cooperar fielmente
na vossa missão de trazer
o reino de Jesus ao mundo.

Ofereço-vos, portanto,
Coração Imaculado de Maria, as orações e os sacrifícios
deste dia, para que fiéis à nossa consagração,
sejamos igualmente disponíveis a colaborar convosco
na construção de um mundo novo,

ó Maria concebida sem pecado!
rogai por nós que recorremos a vós
e por todos quantos recorrem
a vós, de modo particular as famílias de nossa diocese, que vos venera com o título de Senhora do Pilar.