Celebração das Cinzas na Catedral marca início da Quaresma na Diocese de Duque de Caxias

Nesta quarta-feira, 14 de fevereiro, com a celebração das Cinzas, teve início o tempo forte da Quaresma, período de reflexão e preparação para a Páscoa. A liturgia da Palavra, inspirada nas palavras do profeta Joel, nos convida a “rasgar o coração, e não as vestes”, convidando-nos à verdadeira conversão interior.

A Catedral de Santo Antônio, em Duque de Caxias, recebeu a santa missa presidida por Dom Tarcisio Nascentes, bispo da diocese. Às 7h da manhã, os fiéis se reuniram para receber as cinzas, símbolo da humildade e penitência, impostas pelo bispo como sinal de compromisso com a renovação espiritual.

Além de marcar o início da Quaresma, Dom Tarcisio também conduziu a abertura oficial da Campanha da Fraternidade em nossa Igreja Diocesana, que este ano tem como tema central “Fraternidade e Amizade Social”. Inspirada na iluminação bíblica “Vois sois todos irmãos e irmãs” (Mc 23,8), a campanha visa promover a reflexão sobre a importância da solidariedade e da construção de relações fraternas na sociedade contemporânea.

Durante sua homilia, o bispo destacou a relevância de viver este tempo quaresmal de forma significativa, buscando a conversão pessoal e o engajamento em ações que promovam a justiça e a solidariedade. Ele ressaltou que a Campanha da Fraternidade não é apenas uma oportunidade para a conversão pessoal, mas também um chamado para a conversão social e comunitária.

Com a celebração das Cinzas e o início da Campanha da Fraternidade, a Diocese de Duque de Caxias se une em um período de reflexão e ação, buscando vivenciar os valores cristãos de amor ao próximo e compromisso com a construção de um mundo mais justo e fraterno.

Veja imagens da Missa da Quarta-feira de Cinzas:

Imagens: Adielson Agrelos / DDCX – Ascom